A Câmara Municipal de João Monlevade realizou, na noite dessa quarta-feira (16), a solenidade de entrega da Medalha Paulo Freire. A honraria é destinada a reconhecer profissionais da educação, pais, voluntários, empresas e instituições que tenham se destacado no meio educacional do município.

Neste ano, foram homenageadas: Aline Aparecida Gomes Carvalho, Cristiane Morais da Luz, Margarete Alves Zunzarren, Rita Célia Loureiro Rodrigues e Rosilene Maria Martins Machado, conhecida como Rose Machado. Conforme o Legislativo, a escolha dos nomes foi feita por uma comissão especial formada pelos vereadores Belmar Diniz (PT), Leles Pontes (Republicanos) e Revetrie Teixeira (MDB), além das representantes da Secretaria Municipal de Educação, Gilmara Cota Mendes e Vanise Pena Guimarães.

A cerimônia reuniu familiares e amigos das homenageadas, representantes de escolas e entidades locais, autoridades, servidores do Legislativo e integrantes da comunidade. Também participaram do evento a representante da Superintendência regional de Ensino de Nova Era, Melissa Rezende Trajano e a representante da secretaria Municipal de Educação, Nair Silva de Cássia.

Durante a cerimônia, cada homenageada teve sua trajetória profissional e sua contribuição para a educação destacadas antes da entrega da medalha. As histórias apresentadas evidenciaram diferentes formas de atuação no campo educacional, passando pela educação especial, educação infantil, gestão escolar, formação acadêmica, educação física, dança, esporte, cultura e também pelas atividades que dão suporte ao cotidiano das escolas.

Discursos

Emocionadas, as agraciadas com a honraria agradeceram o reconhecimento e falaram do amor pela área educacional. As representantes da SRE-Nova Era, Melissa Trajano, e da secretaria de Educação, Nair de Cássia, parabenizaram as cinco homenageadas, enaltecendo a importância de cada uma na contribuição do ensino do município.

O vereador Belmar Diniz, destacou a educação como um caminho capaz de levar as pessoas muito mais longe, comparando a rede de ensino a uma aeronave, em que gestores conduzem a rota e os profissionais da educação, professores, equipes pedagógicas, diretores, monitores e demais servidores, garantem o acolhimento e o funcionamento no dia a dia. Ele ainda ressaltou que o trabalho de cada profissional é fundamental para que a educação cumpra seu papel de transformar vidas.

Já o vereador Leles Pontes (Republicanos), enalteceu o trabalho desenvolvido por cada uma em suas áreas de atuação e reforçou que a Medalha Paulo Freire reconhece não apenas suas histórias, mas também a contribuição de todos os educadores para a qualidade da educação.

Por fim, o vice-presidente da Casa, Sassá Misericórdia, falou individualmente das cinco homenageadas, enfatizando suas contribuições em áreas como inclusão, acolhimento, gestão, esporte, dança e cultura, reforçando que a homenagem também representa o reconhecimento da Câmara Municipal a todos os profissionais da educação do município.

Sobre as homenageadas

– Aline Aparecida Gomes Carvalho é pedagoga e especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, possui 24 anos de atuação na APAE de João Monlevade. Também trabalhou em outras instituições de ensino e atualmente é professora de Arte na AMEC, utilizando a educação e a expressão artística como instrumentos de inclusão e desenvolvimento.
– Cristiane Morais da Luz é funcionária pública, atua como auxiliar de serviços gerais e cantineira. Com experiência em diferentes instituições municipais, contribui para o funcionamento e para o acolhimento da comunidade escolar. Atualmente, trabalha no Cemei Luz aos Pequeninos – Loanda.
– Margarete Alves Zunzarren é educadora com trajetória iniciada no Magistério, em 1977. É graduada em História, especialista em História Econômica e mestre em Ciências da Educação. Atuou como professora, diretora, coordenadora e docente do ensino superior, além de participar de projetos sociais e educacionais. Atualmente, dirige o CEMEI Casulo.
– Rita Célia Loureiro Rodrigues é pedagoga com 44 anos de dedicação à Educação Infantil em João Monlevade. Foi professora, diretora e coordenadora da Educação Infantil na rede municipal, além de atuar na EJA e como pedagoga empresarial. Atualmente, é coordenadora da Escola Municipal Raimundo José Caldeira.
– Rosilene Maria Martins Machado, mais conhecida como Rose Machado é professora de Educação Física, profissional da dança, coreógrafa e bailarina. Dedicou 31 anos à rede pública de ensino e manteve uma escola de dança por 27 anos. Desenvolveu projetos de inclusão, participou da formação de alunos-atletas e atua também em ações voluntárias e comunitárias.