Os vereadores de João Monlevade aprovaram, na reunião de quarta-feira (17), o projeto que institui a Semana Municipal da Consciência Negra e de Ação Antirracista no município. A iniciativa é de Belmar Diniz (PT) e Doró da Saúde (Avante). A votação aprovou a matéria em primeiro turno.
Conforme o projeto, a proposta é que as ações aconteçam anualmente nas semanas que coincidirem com o dia 20 de novembro, que marca o Dia Nacional da Consciência Negra. Conforme aprovado pelo Senado, no ano passado, a data agora é feriado nacional.
Segundo os vereadores, o objetivo é elevar e ressaltar a cultura original da população negra e afrodescendente no município. Com isso, estimular a cidadania e a solidariedade, além de fomentar a produção artística e cultural em todas as suas formas e expressões. A Semana também busca promover campanhas dos valores culturais da comunidade negra, em especial, da luta e história do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares.
Ações

Dentre as ações previstas pelo projeto, destacam-se a realização de eventos em espaços públicos municipais, tais como feiras, debates, palestras, exposições, oficinas e apresentações culturais. Além disso, serão implementadas campanhas institucionais e eventos pelo Poder Público, em parceria com órgãos públicos e privados, com o objetivo de promover a cultura da igualdade racial e combater o racismo e a discriminação racial.
A Semana Municipal da Consciência Negra contará com uma comissão especial composta por representantes da Câmara Municipal, do Movimento Negro Organizado e do Poder Executivo, que serão responsáveis por programar, organizar e acompanhar os eventos e atividades. A matéria também prevê a realização de uma Sessão Solene no Legislativo.