Os vereadores de João Monlevade aprovaram na sessão de quarta-feira (25), por unanimidade, o projeto que viabilizará a implantação da unidade de ensino no Parque do Areão, transformando o lugar em um centro federal de educação. O assunto foi informado em primeira mão pelo A Notícia na semana passada.

O Parque do Areão “Leonardo Diniz Dias” foi definido para receber a unidade de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Para a execução, o projeto premiado com essa iniciativa que receberá investimentos superiores a R$ 25 milhões.

Espaço

Para receber esse investimento, o Parque do Areão, que conta com mais de 270 mil metros quadrados de área, irá disponibilizar ao instituto federal um espaço de pouco mais de 25 mil metros quadrados. O espaço doado foi uma contrapartida da prefeitura, que além de economizar com desapropriação, ainda economizará numa área que requeria muitos investimentos.

Conforme apurado, a Prefeitura chegou a apresentar algumas opções, como a Escola Estadual Santana e uma área acima do Centro social Urbano, mas ambas eram de propriedade do governo do estado e no caso do Santana, a área não atendia ao tamanho mínimo exigido.

TAC e Plano de Manejo

O espaço escolhido no Parque do Areão era utilizado para eventos em passado recente e que após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, ficou impedido de receber essas atividades. Para o prefeito Laércio Ribeiro (PT) o IFMG junto ao Parque do Areão soma ao projeto original, que era colocar a educação como carro chefe das atividades. “O parque é muito grande e demanda de muitos investimentos, não apenas para infraestrutura, mas também para manutenção. Com o IFMG, além de ocuparmos parte do parque com educação teremos um parceiro federal para nos ajudar na manutenção do espaço”, afirma o prefeito.