Entidade foi criada para fornecer assistência às famílias

Nesta terça-feira (2), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em João Monlevade, foi instituída a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas e Síndromes (Aspaas) foi criada para fornecer assistência às famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a entidade precisa de ajuda para manter suas atividades.

Segundo a presidente da instituição, Simone Barcelos, a Aspaas possui atualmente cerca de 300 membros, entre moradores de João Monlevade e de cidades vizinhas. Por outro lado, faltam recursos para a manutenção das atividades. A associação, que não conta com fornecimento de internet em sua sede, precisa quitar dívidas de aluguel.

Por isso, a entidade promove uma campanha de arrecadação permanente de fundos para suas atividades. As chaves Pix para doação são o CNPJ 29.859.968/0001-50, ou o e-mail associaçã[email protected]. O grupo também quer formar um quadro de sócios fiéis, com contribuições a partir de R$10,00. No futuro, a Aspaas almeja conseguir uma sede própria e bem-equipada.

O autismo

De acordo com Simone Barcelos, o Transtorno do Espectro Autista não pode ser entendido como uma doença. o diagnóstico não é fácil, exigindo um conjunto de profissionais qualificados. No entanto, argumenta, João Monlevade está carente de especialistas, como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais para o público adolescente autista. Muitas famílias não possuem condições de contratar esses serviços, uma vez que os valores cobrados costumam ser altos.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo americano (CDC), a condição está presente em uma a cada 36 pessoas no mundo. No entanto, existem diferentes classes e níveis de autismo. Cada pessoa manifesta a sua condição de maneira distinta, podendo estar associado a outros fatores, como a síndrome do intestino inflamado ou o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Funcionamento da entidade

Às terças-feiras, a Aspaas fornece acolhimento com terapeuta às 18 horas, e acompanhamento com estudantes do 9º período de Psicologia da Faculdade Doctum às 19 horas. A instituição está sediada na rua do Andrade, 334A, no bairro José Elói.

Reprodução