A semana começou marcando o fim do período de convenções partidárias, realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O ato sela o rito de escolha dos nomes que vão disputar as eleições em outubro, por cada partido ou federação. Além disso, a partir daí, começa a corrida pelo registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Em Monlevade, as convenções indicaram cinco concorrentes para o cargo de prefeito.
Agora, os partidos têm até o dia 15 de agosto para fazer o registro no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Alguns, inclusive, já fizeram. O cenário está desenhado com cinco chapas, sendo quatro da oposição em puro sangue. Ou seja, sem coligações ou união dos que pensam o contrário do atual governo.
Embora seja possível haver mudanças após a convenção, até a data do registro, isso não é provável que aconteça em Monlevade. Até porque, os líderes políticos pelo visto até aqui, não estão disponíveis ao diálogo.
Dessa maneira, o cenário parece bem definido para as eleições no dia 6 de outubro. A campanha, com pedido de votos e quando os cinco candidatos a prefeito vão apresentar o que querem e pensam para a cidade, só começa na próxima sexta-feira (16). Após essa data, o eleitor terá 45 dias para avaliar e definir em quem depositará a sua confiança. Os dados estão lançados.