A assinatura do contrato de concessão da BR-381 entre o governo federal e a concessionária 4UM Investimentos é um marco histórico para Minas Gerais, para o Brasil e para toda a região do Médio Piracicaba. Apelidada de “Rodovia da Morte” devido à quantidade de acidentes e vítimas fatais ao longo de décadas, essa via agora tem a oportunidade de se transformar em um símbolo de segurança e desenvolvimento.
Com investimento de R$9,3 bilhões previsto no edital de concessão, obras de ampliação, modernização e manutenção da rodovia sairão finalmente do papel. Isso marca o início de uma nova era. Inclusive, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, em discurso durante a solenidade, o compromisso assumido com o povo mineiro em transformar a BR-381 em uma “Rodovia da Vida”. Essa é a esperança de quem usa a via cotidianamente, como os 500 mil moradores das cidades da região.
Além disso, há um impacto direto na economia. A BR-381 é um dos principais corredores logísticos do estado e do país, e sua modernização promete reduzir custos operacionais, melhorar a fluidez do tráfego e atrair novos investimentos para a região. Que esta concessão marque o início de uma nova história para a BR-381, com menos dor e mais esperança. O momento é de celebrar e ter esperanças em um novo tempo para a BR-381.