É desejo sincero, vindo do fundo da alma de quem expressa essas palavras. Porém, por tão constante e dito por tantos, talvez, para algumas pessoas, tenha perdido sua verdade, seu encanto, sua força. Mas insisto em dizer a todos por quem tenho bons sentimentos: “que seja um feliz ano novo.” E o faço com o coração, com a razão e na esperança de que minhas palavras encontrem eco na realidade daqueles a quem me dirijo, quase em oração, para desejar um feliz ano novo.

 

Aprendi, muito cedo, que a felicidade daqueles a quem queremos bem pode transformar quaisquer sombras em nossas vidas, na fonte de luz e de prazer que necessitamos para enfrentar nossos desafios, e encontrar os caminhos que nos levem à realização de sonhos.

 

Num desses momentos de grande aprendizado, ainda que naquela hora não conseguisse entender a extensão da lição e a grandeza do mestre que a expressou. Desde muito criança aprendi a apreciar a banana “caturra”, assim chamada aquela que é mais conhecida hoje como “nanica”. Meu saudoso pai preferia a banana prata, que não me apetecia muito. Um dia, eu com meus cinco ou seis anos de idade, vi sobre a mesa uma única banana. Prata. Me adiantei e me deliciei com aquela fruta por pura falta de opção daquela que sempre preferi. A minha mãe, estranhou um pouco e comentou que aquela fruta seria para o meu pai. Fiquei um pouco desconcertado, segurando a casca vazia na mão, sem qualquer possibilidade de correção do equívoco.

 

O meu pai que chegava, flagrou a cena e sorriu dizendo: “Não tem problema. Ainda bem que ele gosta desta também, porque nem sempre encontro da outra para comprar”. É essa a mensagem que gostaria de trazer às pessoas nesse ano novo. Que saibam apreciar o novo e que entendam que o seu bem-estar se propaga na alma daqueles que realmente o estimam.

 

Então, repito com orgulho, que desejo às pessoas um ano novo realmente feliz. Um tempo de renovação de opções para ser muito mais do que permitiu o ano que se acabou. E que essa felicidade seja a luz e a alegria de outras tantas pessoas ao seu redor. Que se torne a sua felicidade uma referência para os que sofrem, os que pensam em desistir, os que não se sentem amados quando a expressão daqueles que o rodeiam está turvada como uma carranca. Assim, torço muito para que você tenha um feliz ano novo, porque sua felicidade pode representar o norte que tantos buscam para encontrar a si mesmos, para se sentirem capazes que vencer os próprios obstáculos, E continuo a desejar sorrisos que iluminem o dia, ou a vida de tantos que já perderam as esperanças, a fé. Aqueles que já não encontram motivos para sorrir ou para tentar fazer sorrir a quem dizem amar.

 

Que o início de mais uma volta em nossa estrela, o Sol, seja razão para acreditar que vale a pena tentar mais uma vez: Feliz Ano Novo.