Enquanto os candidatos percorrem as ruas e ocupam suas redes sociais com propostas, ideias, nomes e números, o eleitor também tem importante papel. Aliás, o principal: escolher e definir quem serão os próximos prefeito e vice, além dos 15 vereadores em João Monlevade.
Todos os atuais parlamentares buscam votos e querem a reeleição. Em relação a eles, os cidadãos devem fazer um exame e avaliar o que fizeram (ou não) e se perguntar: o que esse vereador fez para merecer continuar? Ele representou bem os interesses da comunidade nos últimos quatro anos? Ele deu voz aos problemas e ajudou com soluções para o bem do povo? E, agora, por que ele merece ser reeleito?
O mesmo vale para nomes novos que se apresentam: Por que merecem chegar ao Legislativo? Qual a trajetória de vida, experiência e compromisso com a cidade para ser eleito representante do povo na Câmara? Sem essas reflexões, fica difícil escolher, dentre os 193 nomes, quem serão os 15 vereadores pelos próximos 4 anos.
A situação dos candidatos a prefeito não é diferente. O atual que busca a reeleição, deve continuar? Por quê? Avalie como está a cidade. Avalie as ações realizadas (ou não). Veja as justificativas apresentadas. O mesmo vale para os outros quatro candidatos: qual é a história de vida deles? Eles têm capacidade para gerir um município como Monlevade? Eles têm o perfil ideal para ser o prefeito? Têm as condições para exercer um mandato com seriedade e responsabilidade? E seus vices, são bons nomes? Como você os avalia?
Isso é fundamental para ajudar a escolher o próximo gestor ou gestora municipal. E o eleitor é peça chave para escolher aquele ou aquela que ficará à frente de Monlevade pelo próximo mandato. Eleições são determinantes para o futuro de cada cidade. Portanto, é fundamental que, cada eleitor e eleitora, faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.