A delegada da 4ֻª Delegacia Regional de Polícia, em João Monlevade, Camila Batista Alves lançou, recentemente, uma página no Instagram dedicada a alertar sobre a importância de denunciar crimes contra mulheres, crianças e adolescentes.
Essa iniciativa não poderia ser mais crucial. Até porque, muitas vezes, as vítimas nem sabem que estão sendo violentadas. Por isso, é fundamental que todos recebam informações sobre esses crimes para preveni-los. Além disso, é dever de todos denunciar qualquer ato de violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
Assim como o Instagram da delegada Camila Batista serve como um farol, iluminando os aspectos sombrios da violência praticada contra os mais vulneráveis, cada denúncia representa um passo na direção certa. Denunciar não é apenas um ato de coragem, mas um dever moral. É a voz dos que não podem falar por si mesmos e a mão estendida para quem sofre em silêncio.
Nesta semana, um réu foi condenado a 14 anos de prisão por um crime passional: o assassinato de sua esposa, de apenas 31 anos. O crime chama a atenção para a violência contra a mulher, praticada dentro do ambiente doméstico. Além disso, atesta que autores não podem e não devem ficar impunes.
Dessa forma, cada denúncia é uma oportunidade de interromper ciclos de abusos e garantir que os responsáveis enfrentem as consequências de seus atos. A justiça não pode ser apenas uma promessa, mas uma realidade para a sociedade, especialmente, para os vulneráveis e indefesos. Em caso de violência contra mulheres, jovens e crianças, denuncie: Disque 100 e Disque 180. Esse é um dever de todos.