Belmar
O vereador Belmar Diniz (PT) fez um discurso contundente na tribuna da Câmara para a aprovação de projeto que garantia recursos para a Fundação Parque do Areão. Defendeu a matéria com clareza e argumentou sobre a necessidade e importância do tema. Falou mais como líder de governo do que como “futuro” secretário de Educação. Será que ele vai permanecer na Casa Legislativa?

Presidente
Sem citar nomes, o presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), alfinetou “pessoas que travaram e atrapalharam, criando narrativas” contra a aprovação da Fundação. Quem acompanhou os trâmites da votação sabe que o ex-vereador Gustavo Prandini (PcdoB) foi contrário à matéria. Inclusive, teve a atenção chamada por Belmar que o chamou de covarde.

Sinval
O vereador Sinval mudou a postura na Câmara nesta semana. Em vez de partir para o embate com o público que manifestou apoio à vereadora Maria do Sagrado (PT), o vereador do PL ignorou a manifestação e não se retratou da forma como tratou a única vereadora na primeira reunião do ano. Na semana passada, Sinval, ao citar nominalmente e apontar os novos vereadores, não ser referiu à Maria. Ao ser advertido, reforçou que estava citando aqueles que “querem trabalhar”. A atitude provocou inúmeras reações na comunidade e grande repercussão.

Prestígio
A manifestação de representantes de entidades, amigos, familiares e apoiadores de Maria do Sagrado mostra um pouco da vereadora e da política atual. O ato demonstrou o prestígio da parlamentar junto à comunidade. Muitas figuras no cenário político não possuem a mesma identificação.

Samu

Segundo a secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional será instalado em Monlevade no mês de julho. Ela falou que um novo cronograma de implantação do serviço foi apresentado na Assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CIS-URG), responsável pelo Samu.

Adiamento
A previsão era que o Samu em João Monlevade fosse implementado em agosto de 2023. Mais tarde, a data foi adiada para novembro de 2024. O adiamento para este ano, foi em virtude de questões burocráticas, já que o Samu será instalado em 27 cidades que compõem três microrregiões de saúde: João Monlevade, Itabira e Guanhães. Que venha dessa vez.

Novo acesso
Na quarta-feira (12), foram iniciadas as obras para a via de ligação entre os bairros Sion e Tanquinho II pela Prefeitura de João Monlevade. O prefeito Laércio Ribeiro (PT), a vice-prefeita, Dorinha Machado (MDB), o secretário de Planejamento, Fabrício Lopes, o secretário de Obras, Gustavo Maciel e a secretária adjunta, Semirane Maroun, estiveram no local. O acesso do trecho, com quase um quilômetro de extensão, terá 15 metros de largura. A via já está liberada para trânsito de veículos. O novo acesso é uma demanda antiga da comunidade.