Presidência
Nos bastidores, o vereador Marquinho Dornelas (Republicanos), que foi reeleito, já anunciou que deseja a presidência da Câmara a partir de 2025. O atual presidente, Fernando Linhares (Podemos), também manifesta interesse em continuar no cargo para mais um mandato. A eleição não acaba quando termina.

 

Quem leva?
Candidato único à presidência em 2022, Fernando Linhares tem boa articulação com todos os parlamentares. Em sua gestão, fez obras e modernizou o Legislativo. Ele também mantém boa relação com o governo municipal. Já Marquinho Dornelas manifesta interesse em presidir o Legislativo desde que foi eleito em 2020 e fez projetos que geraram economia aos cofres públicos.

Sem votos
Ainda falando das eleições de 2024. Dois candidatos a vereador não tiveram nenhum voto nas eleições do dia 6: Antônio Tomaz “Cabacinha” (PRD) e Maria Sales (Solidariedade). Até o momento, eles não apresentaram declarações de receitas e despesas de campanha à Justiça Eleitoral; terão de fazê-lo até o fim deste mês. Maria Sales jamais disputara uma eleição, enquanto Cabacinha concorreu em 2020 pelo Republicanos e teve 71 votos.

Investigação?
Essa ausência de votos pode render dores de cabeça, principalmente para Maria Sales e o Solidariedade. O Ministério Público investiga candidaturas femininas com poucos ou nenhum voto como tentativa de burlar as cotas mínimas de 30% para um sexo. Para cumprir a exigência legal e preencher a lista, muitos caciques de partidos convidam mulheres a se candidatarem a vereadoras, mas sem investir nelas. Se investigada, ela terá de provar que fez campanha, com movimentação das contas, distribuição de “santinhos”, entre outras atividades de um candidato de verdade.

Sem chance
Seis partidos não atingiram sequer o quociente eleitoral em João Monlevade. Os candidatos do Mobilização Nacional (Mobiliza), do Solidariedade, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do Partido Renovação Democrática (PRD), do Novo e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) não fizeram sequer o mínimo para eleger um único vereador. Prova de que é necessário escolher bem a agremiação antes de pensar em candidatar-se.

Guarda Civil
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realiza nesta segunda (21), às 9h, no Centro Cultural, a solenidade de abertura do curso de formação da Guarda Civil Municipal. O evento terá a presença de várias autoridades municipais e do coordenador da guarda, comandante Levi Sampaio. Cerca de 50 candidatos devem participar do curso.

Monlevade
Falando nisso, essa é uma pauta antiga e que nunca saiu do papel em João Monlevade. Um projeto interessante e que poderia contribuir e muito com a segurança na cidade. Sobretudo, na região comercial.É um assunto para o próximo governo avaliar.