Destaques

O Médio Rio Piracicaba tem, mais uma vez, duas cidades como destaques nacionais: São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira foram premiadas no Prêmio Nacional Municípios Mineradores. A iniciativa é do Ministério das Minas e Energia em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Agenda Pública e avalia oito áreas da administração pública. São Gonçalo faturou dois prêmios nos segmentos Educação e Meio Ambiente, enquanto Itabira foi mais uma vez vencedora da categoria Gestão.

Investimentos

Não basta receber recursos da mineração. É preciso devolvê-los à população em forma de projetos e ações de alto nível, a ponto de serem reconhecidas nacionalmente.

Oposição

Lideranças partidárias se uniram e se colocam como grupo de oposição ao atual governo Laércio (PT) e Fabrício (Avante). São eles: os empresários Luiz Carlos Freitas (PL), Marcílio Breguêz (PP), José Roberto Fernandes (ainda sem partido, mas afirmou que estará no Novo) e Djalma Bastos (PSD). Eles gravaram um vídeo convidando os cidadãos a se filiarem nas legendas, em chapas para vereador. Ainda afirmam que têm outros nomes unidos e que vêm fortes para brigar por vagas na Câmara e pelo Executivo.

Discurso

Nos discursos, fica claro um tom mais “à direita”. Pelo visto, a estratégia é agregar o apoio dos bolsonaristas de Monlevade, tentando uma polarização direta com o PT do prefeito atual, Laércio Ribeiro. Será que cola?

Conservadores

É necessário lembrar que, nas eleições de 2022, João Monlevade foi o único município do Médio Piracicaba a dar uma vitória, mesmo com margem estreita, a Jair Bolsonaro (PL). Paradoxalmente, ela é a única cidade da região governada pelo PT…

Coalizão

O governo de Laércio, embora o prefeito do PT, não é necessariamente de esquerda. É uma gestão compartilhada com outros grupos, liderados pelo vice Fabrício Lopes e o empresário Elgen Machado, o “Machadão”. O radicalismo do “nós contra eles” parece não colar em Monlevade. Muito menos, contra essa gestão de Laércio, que congrega políticos de vários perfis e posições político-partidárias.

Palatável

O empresário Elgen Machado, o “Machadão”, fala que não quer trazer problemas nacionais para Monlevade, afastando-se da briga entre esquerda e direita. A estratégia é astuta. Mesmo sendo petista, Laércio Ribeiro recebe votos de pessoas com posicionamento mais à direita. A polarização e a demarcação das diferenças interessam apenas aos opositores.

Direita x Esquerda

Vale lembrar que a maioria das pessoas não faz ideia do que sejam, de fato, esses conceitos políticos e suas implicações. O tema tomou conta das últimas eleições presidenciais de forma bastante rasa, para não dizer, equivocada, na maioria das vezes. É preciso pensar como isso se aplica, se é que se aplica, nas eleições municipais em Monlevade…

Conceição

Embora na dela, mesmo sem falar muito, fontes garantem que Dona Conceição Winter (agora presidente do PDT) está mesmo decidida a disputar as eleições desse ano e tem trabalhado para isso. Se ela se confirmar, como esperado, a disputa eleitoral em Monlevade deve ter três chapas de olho na Prefeitura.

União

Para o governo, que entra na briga com maioria ampla, o melhor é que a oposição tenha o maior número possível de candidatos. Isso pulverizaria os votos dos insatisfeitos, esfarinhando qualquer possibilidade de troca de comando. Se quiser vencer, a oposição precisa estar unida e montar um projeto sólido.

Vantagem

Porém, o governismo avança a olhos vistos, e quer aumentar ainda mais a vantagem para a disputa eleitoral. Fala-se que, dos 15 atuais vereadores, 14 concorrerão por partidos que apoiam Laércio Ribeiro. A oposição já entra em desvantagem e, na briga pelas cadeiras do Legislativo e do Executivo, tem muita pouca margem para falhas. Vamos ver em outubro.