Nessa quarta-feira, 6, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu Moção de Aplausos à Escola Estadual Antônio Papini, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à educação e à comunidade monlevadense e pelos seus 55 anos de fundação. A homenagem foi proposta pelo vereador Leles Pontes e contou com a presença de autoridades municipais, além de representantes da escola e da comunidade escolar.

A Moção foi entregue ao diretor da unidade, Tiago Cézar Ferreira. Em discurso, ele agradeceu e falou da satisfação em receber a homenagem. “Este reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo. Cada conquista da escola reflete a dedicação incansável de todos que com o esforço conjunto tornam possíveis nossos projetos”.

Thiago ainda ressaltou que, ao longo de seus 55 anos, a escola se consolidou como um modelo de ensino inovador, comprometido com a inclusão e a formação de cidadãos conscientes. O diretor também reconheceu a dedicação e agradeceu os servidores, ex-servidores, pais, famílias e, principalmente, os alunos. “Vocês são a razão de todo o trabalho”.

O vereador Leles Pontes, autor da homenagem, também fez uso da palavra para enaltecer o trabalho desenvolvido pela escola. “É com imensa satisfação que entrego esta Moção de Aplausos à Escola Estadual Antônio Papini, uma instituição que, ao longo desses 55 anos, tem formado gerações de cidadãos comprometidos com o futuro de nossa cidade, sem perder a qualidade no ensino. O trabalho educacional dessa escola vai além da formação acadêmica, promovendo valores como cidadania, solidariedade e respeito à história local”.

O Superintendente Regional de Ensino, Joel dos Santos, também fez uso da palavra. Em sua fala, ele parabenizou os profissionais da Escola, os pais e alunos pela Moção de Aplausos. Joel ainda destacou que a Escola Antônio Papini possui o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento Escolar Brasileiro) dos anos iniciais da região. Segundo ele, dos 15 municípios e 56 escolas, a Escola Papini figura com a maior pontuação. O IDEB reconhece, entre outros pontos, as práticas relacionadas ao rendimento dos estudantes e fluxo de aprovação e combate à evasão escolar.

O assessor de Governo, Cristiano Vasconcelos, prestigiou o evento representando o prefeito Dr. Laércio Ribeiro. Ele parabenizou a todos os professores e servidores da escola pela qualidade no ensino e ressaltou que a escola é um exemplo para o município.

Por sua vez, o presidente da Casa, Fernando Linhares, também discursou parabenizando a instituição. “Hoje celebramos não só a história da Escola Estadual Antônio Papini, mas também a história de uma comunidade que, ao longo dos anos, tem se fortalecido por meio da educação. A Câmara Municipal se sente honrada em poder reconhecer o trabalho incansável dessa instituição, que não só educa, mas forma cidadãos responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento de nossa cidade. Que essa homenagem seja mais um incentivo para a continuidade do excelente trabalho realizado na escola”.

Histórico da Escola Estadual Antônio Papini

A Escola Estadual Antônio Papini iniciou suas atividades em 7 de abril de 1969, sob determinação verbal da Secretaria de Estado de Educação. Sua inauguração oficial ocorreu em 26 de outubro de 1969, com a presença de autoridades locais e do Secretário de Estado de Educação da época. A escola recebeu este nome em homenagem a Antônio Papini, pioneiro do Bairro Carneirinhos, que contribuiu para o desenvolvimento da cidade por meio da indústria cerâmica e do incentivo às artes e ao esporte.

Ao longo dos anos, a Escola passou por diversas transformações e reestruturações. Em 1970, recebeu a denominação de Escola Estadual Antônio Papini, consolidando-se como um centro educacional de referência em João Monlevade. A instituição segue cumprindo sua missão educacional com excelência, sempre voltada para a formação integral de seus alunos e para o fortalecimento dos laços com a comunidade local.