Mais de 2,2 mil estudantes estão inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 em João Monlevade. Dados do Ministério da Educação apontam que o município possui 2.218 inscrições para o teste. Além deles, há 775 concluintes do Ensino Médio que se habilitaram para o exame.
O município irá receber estudantes de Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas e São Gonçalo do Rio Abaixo, além de alguns de outros municípios. As provas ocorrem no Centro Educacional de João Monlevade (CEJM), na Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaEnge – Uemg), na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip) e nas escolas estaduais João XXIII, Doutor Geraldo Parreiras, Manoel Loureiro e Rúmia Maluf.
A Prefeitura de Rio Piracicaba disponibilizará veículos especiais para os estudantes da cidade, que sairá às 11 horas da igreja do bairro de Bicas. Um dos ônibus terá como destino o Centro Educacional de João Monlevade (CEJM), e outro, a Escola Estadual Manoel Loureiro.
Médio Piracicaba
Em Itabira, são 2.828 inscrições confirmadas, com 812 concluintes do Ensino Médio. Já em Barão de Cocais, 631 candidatos confirmaram sua inscrição, com 219 concluintes. Outros 725 estudantes confirmaram participação no teste na vizinha Santa Bárbara, com 220 encerrando o antigo “segundo grau”.
Foram 438 inscrições em Alvinópolis, com 148 estudantes concluindo o Ensino Médio. 669 alunos postularam-se para fazer a prova em Nova Era, com 266 alunos que encerram a sua formação básica. O Ministério da Educação não divulgou dados sobre os outros municípios do Médio Piracicaba.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado neste (3) e no próximo domingo (10), em todo o Brasil. Os portões se abrem ao meio-dia, fechando rigorosamente às 13 horas; quem se atrasar, mesmo que por poucos segundos, não poderá entrar. A aplicação começa às 13h30.
No primeiro dia, o candidato terá de responder a 45 questões de Linguagens (Português e Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol) e a 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Artes), além de uma redação. No segundo dia, são 45 questões de Matemática e mais 45 de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
O teste é considerado a principal forma de ingresso para a maior parte das universidades e institutos de educação superior públicos do país, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou de mecanismos próprios. Muitas universidades privadas e estrangeiras também admitem a prova como meio de ingresso. O Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares, e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia o curso para pagamento após a formatura, também usam a nota obtida no exame.