A Câmara Municipal de João Monlevade implementou, recentemente, medidas de segurança no acesso ao prédio do Legislativo. Entre essas, a instalação de catracas e detectores de metais. Com as medidas, objetos potencialmente perigosos como facas, canivetes, tesouras, entre outros materiais perfuro cortantes foram identificados e impedidos de serem levados para dentro do prédio.

Divulgação – Acom – CMJM

Desde o fim do mês de setembro, todos os visitantes devem passar pelo detector de metais e se identificar na portaria, onde são cadastrados e fotografados. Após este procedimento, as pessoas são direcionadas para as catracas que, que utilizam tecnologia de reconhecimento facial para liberar a entrada. Conforme anunciado, os vigias dão o apoio e orientam as pessoas para deixarem seus pertences metálicos antes de entrar.

Divulgação – Acom – CMJM

O presidente da Câmara, vereador Fernando Linhares (Podemos), ressaltou a importância das medidas. “Estamos sempre de portas abertas para receber toda a população e queremos garantir a todos a segurança necessária no Legislativo, tanto para nossos servidores e vereadores quanto para o patrimônio público e a população”, afirmou.

Divulgação – Acom – CMJM

Novo nome

Nesta semana, os vereadores  aprovaram, em turno único, o Projeto de Lei nº 1.489/2024, que denomina a atual Rua B, localizada no Chacreamento Estância Burian, de “Amarildo Geraldo de Freitas”. A proposta, de autoria do vereador Leles Pontes (Republicanos), foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes.

Segundo o autor, o projeto visa reconhecer a importância da figura de Amarildo que é natural de Santa Bárbara e chegou a João Monlevade aos 8 anos. Ele construiu sua vida na cidade, casou-se e teve três filhos, sendo um deles residente na rua que agora leva seu nome.

Conforme o Legislativo, além de sua trajetória pessoal, a família Freitas foi fundamental na urbanização do bairro Estância Burian, onde a via está situada. “A homenagem é um tributo à contribuição de Amarildo e sua família para a comunidade local”, destacou Leles. Amarildo faleceu no ano de 2021. “É uma honra poder homenagear uma pessoa que tanto fez por nossa cidade. A denominação da rua é um reconhecimento à história de vida de Amarildo e à sua família, que sempre esteve presente no bairro e em nosso município”, afirmou Leles.

Divulgação – Acom – CMJM

Visita 

         Os alunos do 1º ano da Escola Estadual Luiz Prisco de Braga visitaram a Câmara Municipal na tarde dessa quarta-feira e acompanharam a reunião ordinária. Eles estavam acompanhados da professora de História, Camila Figueiredo e do professor de Matemática, Rubens Paulino de Souza. Na oportunidade, os estudantes ouviram a explicação sobre o funcionamento da Câmara e da reunião, além de visitarem o prédio. De acordo com Camila, os alunos estão estudando sobre os três poderes e a visita é para que eles conheçam de perto sobre o funcionamento do Legislativo.

Divulgação – Acom – CMJM