Moradores da comunidade de Brumal, em Santa Bárbara, ficaram muito assustados no início da tarde desta terça-feira (29). A sirene de alerta para risco iminente de rompimento de barragem de uma mina da AngloGold Shianti tocou. Porém, o alarme era falso. As informações foram publicadas pelo Jornal Diário de Barão.
Com o sistema de alarme, os moradores em pânico correram para o ponto de encontro, inclusive, idosos e crianças. Conforme relatos, pais e mães foram às escolas buscar os filhos, em situação de susto e em pânico. Segundo a reportagem, os populares reclamam da falta de respeito, relatam o susto e o desespero com o acontecido. A Guarda Civil de Santa Bárbara e a Polícia Militar estiveram no local para acalmar a população.
Vídeos que circulam em redes sociais mostram crianças desesperadas, chorando, após deixar uma escola às pressas. Algumas pessoas, nervosas, precisaram de atendimento médico, feito por equipes de emergência que estavam no local.
Essa não é a primeira vez que as sirenes tocam equivocadamente e provocam o pânico na população. Em janeiro de 2021, as sirenes tocaram por duas vezes no mesmo dia, em um intervalo de poucas horas, em Brumal. Instantes depois, outra sirene tocou, com mensagem de que não havia necessidade de evacuação. À época também houve pânico entre a população.
Desculpas
Em comunicado oficial emitido às 14h20, a AngloGold Ashanti pediu “desculpas aos moradores da região”. A mineradora informou que “houve o acionamento indevido” e que todas as barragens estão seguras e estáveis. A empresa também lamentou o acionamento equivocado. A AngloGold Ashanti disse que está avaliando os motivos do acionamento indevido. A empresa também disponibilizou o telefone do canal de atendimento para dúvidas e reclamações: 0800 72 71 500.
As barragens CDS I e CDSII ficam entre os municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais. As estruturas, que possuem capacidade para mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeito, receberam declarações de condição de estabilidade emitidas em julho de 2023.