Será?
Conforme informações de bastidores, dois vereadores reeleitos estão sendo cotados para assumir secretarias no próximo governo Laércio (PT). O objetivo seria abrir caminhos para que suplentes, não reeleitos, continuem na Câmara. Essa estratégia já foi utilizada em Monlevade em outras gestões. Será que ainda cola? É aguardar para ver.

 

Quem fica?
Falando nisso, o prefeito eleito e sua equipe terão que adequar a administração para o segundo mandato. E a tarefa não é fácil: como abrigar novos aliados, vereadores não eleitos e as costuras negociadas em troca de apoio? Eleição é eleição e governo é governo.

Saúde
Existem rumores de que a vice eleita, Dorinha Machado (MDB), quer ficar mais perto da Secretaria de Saúde na próxima gestão. O objetivo seria evitar deslizes em uma pasta tão importante quanto estratégica. Isso não significa que ela será a secretária.

Falou e disse
O vereador Marquinho Dornelas (Republicanos) afirmou com confiança em março deste ano, que estava tranquilo em relação às eleições e que dobraria a quantidade de votos da primeira eleição. Em 2020, ele teve 424 votos. Em 2024, não só foi reeleito como também triplicou a votação, recebendo 1.134 votos. Falou e disse.

Ausentes
Quatro vereadores não compareceram à reunião da Câmara Municipal dessa quarta-feira (23). Gustavo Prandini (PCdoB) alegou compromissos previamente agendados, e votou virtualmente. Rael Alves (MDB) apresentou razões de saúde em sua família. Doró da Saúde (Avante) e Percival Machado (Avante) justificaram-se por razões de saúde. Nenhum deles conseguiu se reeleger em 6 de outubro.

Tombamento
A Câmara Municipal de João Monlevade aprovou o tombamento de uma árvore Imbiruçu no bairro José Elói, proposto por “Tonhão” (PDT). A iniciativa é interessante, sem dúvidas, e abre brechas para a preservação de outros símbolos e ícones da cidade.

Socorro
O bem histórico mais significativo da cidade, a matriz São José Operário, clama por reforma há quatro anos. A situação é crítica e algo precisa ser feito para preservar a igreja que é símbolo da cidade.

Facultativo
A próxima segunda-feira (28) celebra o Dia do Servidor Público, que será um ponto facultativo nas repartições públicas municipais de João Monlevade. O decreto, assinado pelo prefeito Laércio Ribeiro (PT), determina que cada secretaria organize o atendimento ao público em regime de revezamento. Serviços essenciais, como a coleta de lixo e os atendimentos da Defesa Civil, continuam. As repartições públicas retornam ao atendimento normal na terça-feira (29).