A Polícia Militar prendeu um homem de 47 anos na tarde dessa segunda-feira (21) em decorrência do assassinato de um idoso em Santa Bárbara. O crime ocorreu em frente a um bar do bairro São Bernardo. Testemunhas relataram à Polícia Militar que o pretenso homicida e a vítima, de 60 anos, consumiam bebida alcoólica na casa comercial, quando começaram um desentendimento. Logo, a desavença transformou-se em agressão física mútua.

Segundo os relatos das testemunhas, a vítima teria tomado um pedaço de madeira e avançado contra o seu rival, agredindo-o. O homem mais novo então reagiu, sacando uma faca que trazia consigo e golpeando o idoso nas costas. A vítima recebeu os primeiros-socorros e foi encaminhada à Santa Casa Nossa Senhora das Mercês, em Santa Bárbara, com um ferimento de cerca de dez centímetros de profundidade que perfurou o seu pulmão direito. A despeito dos esforços da equipe médica em salvar a sua vida, ele sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu, vindo a falecer.

O suposto assassino fugiu em uma bicicleta, mas foi encontrado pelos policiais escondido em uma residência próxima. Ele foi preso em flagrante pelo crime de homicídio, sendo encaminhado às autoridades competentes para as providências legais. A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve na cena do crime para os trabalhos habituais de recolha de evidências. Após os procedimentos de praxe, o corpo da vítima foi liberado para a funerária. A polícia agora busca pela faca usada no crime.

O delito

O crime de homicídio está previsto no artigo 121 do Código Penal, com pena prevista de seis a vinte anos de reclusão. Caso o tribunal entenda que o assassino agiu sob violenta emoção ou por injusta provocação da vítima, a pena pode ser reduzida em um sexto a um terço. Por outro lado, a sentença também pode ser aumentada, caso a corte entenda que houve um qualificador, como o motivo fútil ou torpe, ou o uso de meio cruel ou recurso que impeça a defesa da vítima. Nesse caso, a pena aumenta para reclusão entre 12 e 30 anos.