A Polícia Militar apreendeu dois menores de idade e prendeu um adulto na última sexta-feira (18) no bairro Tanquinho I, em João Monlevade. Por volta das 15h45, policiais receberam a informação de que um caminhão estava tendo sua carga furtada por criminosos. Uma equipe dirigiu-se ao local, às margens da BR-381, e flagraram três homens subtraindo os carregamentos.

Ao perceberem a aproximação das viaturas, os três tentaram correr, mas os militares conseguiram capturá-los. O adulto, de 21 anos, foi preso, e os dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos. Todos foram detidos em flagrante. As diligências prosseguiram, e os policiais encontraram várias peças metálicas em barras de trefilados de aço, furtadas pelos ladrões. Parte dela estava às margens do trecho conhecido como “corte de pedras”, próximo à divisa entre os municípios de João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo. Os três detidos e todo o material apreendido foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.

Em comunicado, a 17ª Companhia de Polícia Militar Independente reiterou sua política de tolerância zero contra o furto e o saque de cargas nas rodovias que cortam a sua área de atuação. No texto, a corporação diz: “A Polícia Militar de Minas Gerais reforça que ações criminosas como o furto de carga não serão toleradas e que o combate a essas práticas será freqüente e rigoroso”.

O furto é um crime tipificado no artigo 155 do Código Penal brasileiro, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além de multa. No entanto, esse delito pode encontrar qualificadores, como a destruição de obstáculos que impeçam a subtração do bem, ou o concurso de duas ou mais pessoas para o seu cometimento. Nesse caso, a pena de reclusão cresce para dois a oito anos, mantendo-se a aplicação da multa.