A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará continuidade à realização de cirurgias de catarata para a população, com o objetivo de zerar a demanda do procedimento no município. Conforme a administração, no próximo domingo (20), cerca de 70 pacientes serão submetidos à cirurgia na cidade vizinha de São Domingos do Prata.

Ainda conforme a Prefeitura, até a metade deste ano, mais de 1.200 cirurgias de catarata foram feitas pela atual administração. As intervenções oftalmológicas realizadas nas cidades de Mateus Leme, Igarapé e Rio Piracicaba. Além dos mutirões, em João Monlevade foram realizados procedimentos programados, de forma sistemática, através de prestadores de serviços pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi).

Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (15), a administração municipal destacou a iniciativa. “O atual governo municipal atingiu, nos últimos quatro anos, um número recorde de cirurgias de catarata, sendo que a Prefeitura disponibiliza toda a estrutura para a realização dos procedimentos fora do município, com exames, transporte, alimentação para pacientes e acompanhantes e presença de monitores”, diz a adminsitração.

Iniciativa

Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, as cirurgias de catarata são algumas das prioridades da atual administração, haja vista os benefícios que levam aos pacientes. “Estamos trabalhando para atender toda a demanda reprimida da oftalmologia e a cirurgia de catarata é uma prioridade. É impressionante a mudança na qualidade de vida das pessoas após a realização da cirurgia”, salientou Raquel.

De acordo com o prefeito de João Monlevade, o médico Laércio Ribeiro (PT), as cirurgias de catarata são de extrema importância para os pacientes. De acordo com o prefeito, os benefícios são muitos, principalmente, para os idosos. “Acreditamos que os procedimentos realizados são essenciais para melhorar a qualidade de vida e elevar a auto-estima e o bem estar dos pacientes. Vamos continuar trabalhando para viabilizar os mutirões”, afirmou o prefeito.