Os eleitores de João Monlevade escolheram no último domingo (6) os novos integrantes de sua Câmara Municipal. Sete dos 15 futuros parlamentares não compõem o atual Legislativo, o que representa um índice de renovação de 46,66%. Entre eles, a Professora Maria do Sagrado (PT), única representante feminina no parlamento municipal. Os eleitos, organizados em ordem alfabética de seus nomes, são:

Alysson Enfermeiro

Alysson Barcelos Lima, o Alysson Enfermeiro (Avante), nasceu em 20 de maio de 1986 em João Monlevade. Graduado em Enfermagem e casado, ele já ocupou brevemente o cargo de secretário municipal de Saúde em janeiro de 2021. Seus 613 votos concederam-lhe o seu primeiro mandato parlamentar.

 

 

Belmar Diniz

Belmar Lacerda Silva Diniz, ou simplesmente Belmar Diniz (PT), nasceu em 23 de fevereiro de 1971 em João Monlevade. Casado, ele é filho do ex-prefeito Leonardo Diniz Dias (PT, 1989-1992). Engenheiro, Belmar já trabalhou como professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em João Monlevade. Ele é vereador sem interrupções desde 2009, e inicia em janeiro seu quinto mandato legislativo, chancelado por 605 votos.

 

Bruno Cabeção

 

Bruno Nepomuceno Braga, o Bruno Cabeção (Avante), nasceu em 3 de novembro de 1981 em João Monlevade. Casado, ele é empresário e graduado em administração de empresas. Bruno tornou-se vereador pelo segundo mandato consecutivo, agora obtendo 1.993 votos, sendo o mais votado da cidade.

 

 

Carlinhos Bicalho

 

Carlos Geraldo Bicalho, o Carlinhos Bicalho (PP), nasceu em 27 de julho de 1981 em João Monlevade. Com o Ensino Médio completo e casado, ele é empresário, dono de uma loja de produtos agropecuários. Com 711 votos recebidos na primeira eleição de sua vida, ele começa em janeiro o seu primeiro mandato parlamentar.

 

 

Fernando Linhares

 

Fernando Linhares Pereira, ou simplesmente Fernando Linhares (Podemos), nasceu em 11 de outubro de 1983 em João Monlevade. Graduado em Direito, ele trabalha como policial civil e é o atual presidente da Câmara Municipal monlevadense. Conquistando a preferência de 809 cidadãos, ele terá seu segundo mandato consecutivo como vereador.

 

 

Professor Leles Pontes

 

Geraldo Camilo Leles Pontes, o Professor Leles Pontes (Republicanos), nasceu em 12 de março de 1966 em Alvinópolis. Graduado em Educação Física, ele é professor da educação básica em escolas públicas, e foi o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade entre 2019 e 2020. Os 1.017 votos que recebeu no último domingo gabaritaram-no para um terceiro mandato consecutivo.

 

Sassá Misericórdia

 

João Cassimiro da Silva, o Sassá Misericórdia (Cidadania), nasceu em 8 de março de 1966 em João Monlevade. Com o Ensino Fundamental completo e casado, ele trabalha como mecânico de manutenção. Ele é bastante conhecido na área social e teve votos de 488 monlevadenses. Agora, está apto a desempenhar seu primeiro mandato legislativo a partir do ano que vem.

 

 

Marquinho Dornelas

 

Marcos Vinícius Martins Dornelas, o Marquinho Dornelas (Republicanos), nasceu em 29 de março de 1987 em João Monlevade. Graduado em Fisioterapia, empresário e pastor da Igreja Batista da Lagoinha em João Monlevade. Dornelas foi reeleito com a preferência de 1.134 eleitores para o seu segundo mandato consecutivo.

 

 

Professora Maria do Sagrado

 

Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos, ou simplesmente Professora Maria do Sagrado (PT), nasceu em 30 de junho de 1963 em Nova Era. Graduada em Matemática, ela lecionou em várias escolas, e entre 2021 e 2024, foi secretária municipal de Educação de João Monlevade. Com 856 votos, ela torna-se pela primeira vez vereadora, a única mulher na legislatura 2025-2028.

 

 

Revetrie Teixeira

 

Revetrie Silva Teixeira, ou simplesmente Revetrie Teixeira (MDB), nasceu em 14 de outubro de 1978 em João Monlevade. Com Ensino Médio completo, ele é servidor público municipal, lotado como vigilante na Secretaria de Saúde de João Monlevade. Obtendo 1.273 votos, ele alcança o seu terceiro mandato consecutivo.

 

 

Dr. Sidney

 

Sidney de Oliveira Bernabé, o Dr. Sidney (PL), nasceu em 23 de setembro de 1968 em João Monlevade. Médico, ele foi secretário municipal de Saúde durante o primeiro governo de Carlos Moreira (PTB, 2001-2004). Ele tomará posse para seu primeiro mandato como vereador, garantido pelos 1.121 votos recebidos.

 

 

Sinval da Luzitana

 

Sinval Jacinto Dias, que concorreu com o nome de Sinval da Luzitana (PL), nasceu em 17 de agosto de 1957, em João Monlevade. Com Ensino Fundamental incompleto, ele é dono de um bar e realiza fretes e mudanças. Ele foi vereador sem interrupções entre 1997 e 2020, e retorna para seu sétimo termo no Legislativo, garantido pelos seus 883 votos.

 

 

Thiago Titó

 

Thiago Araújo Moreira Bicalho, o Thiago Titó (MDB), nasceu em 19 de março de 1987 em São Gonçalo do Rio Abaixo. Graduado em Administração de Empresas, ele trabalhou como fotógrafo em colunas sociais. Os seus 1.692 eleitores permitiram que ele se gabaritasse para o seu quarto mandato consecutivo.

 

 

Vanderlei Miranda

 

Vanderlei Cardoso Miranda, ou simplesmente Vanderlei Miranda (Podemos), nasceu a 9 de junho de 1969 em Sem-Peixe. Com Ensino Médio completo e casado, ele é empresário. Seus 644 votos permitiram que ele chegasse ao quinto mandato legislativo consecutivo.

 

 

Zuza do Socorro

 

Zuza Gino de Oliveira Veloso, o Zuza do Socorro (Avante), nasceu em 19 de dezembro de 1983 em João Monlevade. Ele é dono de uma empresa que presta serviços de socorro mecânico, rebocando automóveis com defeito e acidentados na BR-381. Seus 1.438 votos concederam-lhe o seu primeiro termo como vereador. Foi o terceiro mais votado neste pleito.