Neste ano, treze alunos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) participaram pela segunda vez da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Eles se destacaram ao conquistar medalhas de ouro, prata, bronze, além de menção honrosa na competição.
Conforme a Prefeitura, o evento contou com mais de 4 milhões de inscritos de mais de 5 mil municípios de todo o Brasil. A Olimpíada está dividida em duas fases. A primeira foi realizada nos dias 5 e 6 de agosto, e a segunda aconteceu no mês de setembro. A premiação dos estudantes será nacional, na capital federal, Brasília em data ainda a ser divulgada.
Saiba mais
A ONC é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Alguns de seus objetivos são estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Confira a seguir a lista dos alunos são-gonçalenses medalhistas da ONC:
Medalha de Ouro
Giovanna Rinieri dos Santos – 6º Ano do Ensino Fundamental
Isabela Cota Ferreira – 6º Ano do Ensino Fundamental
Medalha de Prata
Mariana Evelyn Nepomuceno Araújo – 9º Ano do Ensino Fundamental
Maria Clara Grigório Kelles – 6º Ano do Ensino Fundamental
Pedro Ernesto Soares de Freitas – 6º Ano do Ensino Fundamental
Renan Pena Magalhães – 6º Ano do Ensino Fundamental
Medalha de Bronze
Heitor Jose V. Soares – 8º Ano do Ensino Fundamental
Kairos Miguel Rabelho de Andrade – 6º Ano do Ensino Fundamental
Lavinia Ribeiro Moreira – 6º Ano do Ensino Fundamental
Menção Honrosa
Bernardo Paiva Guedes Moreira – 8º Ano do Ensino Fundamental
Enzo Gabriel Sousa Herrera – 6º Ano do Ensino Fundamental
Isadora Souza Sales – 6º Ano do Ensino Fundamental
Italo José Figueiredo – 8º Ano do Ensino Fundamental
A Olimpiadas
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental