Em um livro que resgata as histórias de vida pessoal, de família e profissional de um dos profissionais mais admirados da área da odontologia na região, o jornalista, escritor e editor do A Notícia Erivelton Braz, conta a biografia de Raimundo da Motta Moreira.
A obra “Movido por Amor” celebra os 95 anos de vida do biografado e retrata sua trajetória marcada por dedicação, inovação e um profundo amor por tudo o que fez na vida. O livro é fruto de uma série de entrevistas com Raimundo Motta Moreira, feitas ao longo do ano passado e de pesquisas bibliográficas acerca das origens das famílias Motta e Moreira.
Raimundo foi casado com Isméria Lírio Brant, com quem viveu uma inspiradora história de amor e partilha ao longo de mais de 60 anos. Os dois tiveram sete filhos, netos e bisnetos. Hoje, viúvo, ele mora em Santa Bárbara, onde fez carreira como dentista e criou sua família.
Conforme Erivelton Braz, o livro foi idealizado pelos filhos de Raimundo, que viram o pai em momentos de tristeza após perder a esposa depois de uma vida inteira juntos. “Foi uma experiencia incrível, um aprendizado com tantas histórias e memórias, todas marcadas por muito amor. Amor à vida, a Deus, à esposa, à família e ao trabalho”, conta.

Trajetória

Nascido em 1º de outubro de 1929, filho de Antônio Gonçalves Moreira e Narciza Moreira da Motta. Ele tem 15 irmãos, entre esses, Rita da Motta Moreira (Dona Ritinha) que mora em João Monlevade. Tem também inúmeros sobrinhos, entre esses, o ex-prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho.
Raimundo passou a infância na Fazenda Cascata, em São Gonçalo do Rio Abaixo, onde viveu grandes aventuras. Aliás, o livro conta passagens de sua vida desde o tempo de estudante de colégio interno Arquidiocesano em Ouro Preto, passando pelo Colégio Arnaldo e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, narra o encontro com seu grande amor, Isméria, com quem viveu por mais de sessenta anos e constituiu sua família.
Raimundo da Motta Moreira se consolidou como um dos maiores dentistas da história local, e agora sua história está eternizada em páginas que contam mais do que fatos, mas também a vida de um homem marcada por amor em tudo o que fez.