Em continuidade ao programa de regularização fundiária em João Monlevade, o prefeito Laércio Ribeiro (PT) assinou, na última semana, mais 46 escrituras de terrenos para moradores do bairro Nova Monlevade. Ele esteve no Cartório de 1º Ofício de Registro de Imóveis para a assinatura dos documentos. Essa nova etapa do processo de regularização fundiária se soma a uma entrega anterior de 110 escrituras, realizada no dia 3 de julho. No bairro, há 250 famílias inscritas para receberem o documento de propriedade dos imóveis.

Desde 2021, quando começou o processo de regularização das moradias, 175 documentos de propriedade já foram entregues para moradores dos bairros 1º de Maio, Corumbiara de Vanessa e Monte Sagrado. Conforme apurado pelo A Notícia, o processo de regularização fundiária está em andamento no bairro Tanquinho, onde cerca de 80 residências passam por análise documental no âmbito da ação de usucapião. Estão cadastrados no setor de habitação da Prefeitura cerca de mil famílias.

Regularização

A regularização fundiária realizada pela Prefeitura de João Monlevade envolve um processo complexo que objetiva identificar e legalizar áreas ocupadas de forma irregular, assegurando o direito à moradia. A iniciativa é realizada em conjunto pela Administração Municipal, Divisão de Habitação e Movimento Moradia Popular, anteriormente conhecido como Movimento dos Sem-Casa.