A serra do Seara, o ponto mais elevado de João Monlevade, voltou a arder no último sábado (28). O incêndio, considerado de grandes proporções, voltou a atingir a mata, que já tivera uma extensa área queimada em meados de agosto. Após muitas horas de intensos trabalhos, o fogo foi combatido pela Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade, do Corpo de Bombeiros Militar e da Cenibra.
Provocar incêndio, mesmo que para limpeza de um terreno de sua propriedade, é crime e pode render cadeia. Em caso de queimada, a comunidade pode acionar a Brigada Florestal Voluntária pelos telefones 0800-000-3407 e (31) 99954-4254 (este com WhatsApp), e o Corpo de Bombeiros Militar pelo (31) 3193-0853 e pelo tradicional 193.
Relembre
Filhotes de gato são salvos de incêndio
no Boa Vista pela Brigada Florestal
A Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade resgatou no dia 22 três filhotes de gato ameaçados por um incêndio. As chamas ardiam no bairro Boa Vista, em João Monlevade, colocando em risco a integridade dos animais. Os brigadistas retiraram os filhotes das imediações, conduzindo-os a um local seguro e tratando-os.
Durante o último fim de semana, a Brigada Florestal Voluntária combateu incêndios nos bairros Boa Vista, Cidade Nova e Sion. João Monlevade e todo o Médio Piracicaba enfrentam a pior temporada de queimadas em muitos anos, com extensas áreas consumidas pelas chamas e a liberação de muita fumaça e fuligem. A comunidade pode contribuir com os voluntários através de doações pela chave Pix CNPJ 38.201.329/0001-93.
Incêndio na região
Incêndio consome matas em torno da Serra do Caraça
Desde terça-feira (10), a região de Mata Atlântica no entorno do Santuário da Serra do Caraça, entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, está sendo queimada por um incêndio. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é um dos patrimônios naturais que abriga espécies da flora e fauna, como lobos-guarás, que vivem na região.
Equipes dos bombeiros militares e brigadistas tentam conter as chamas, além de duas aeronaves. Conforme divulgado, vinte e cinco homens estão lutando para apagar o fogo, mas estima-se que mais de 1.000 hectares já foram queimados. Porém, especialistas afirmam que a área total queimada só poderá ser mensurada posteriormente, com auxílio de satélites.
O fogo está cerca de 5 km do Santuário da Serra do Caraça. O local é composto pelo antigo colégio e seminário, pousada e restaurante. É um dos patrimônios naturais e históricos de Minas Gerais, com 250 anos de história.