A Associação dos Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros de João Monlevade e Região (Solidariarte) foi reconhecida oficialmente como um Ponto de Cultura pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura. A certificação data de 23 de setembro. A entidade sem fins lucrativos tem 23 anos de trabalhos e, agora, integra uma rede nacional que valoriza e promove a diversidade cultural do Brasil.
Conforme a associação, isso dá a oportunidade de fortalecer suas atividades, ampliar o acesso da comunidade à cultura e fomentar o desenvolvimento de projetos que celebrem as tradições, artes e saberes locais. “Este reconhecimento é um marco importante que valida o trabalho árduo e a dedicação de todos os membros e colaboradores ao longo dos anos. Isso nos dá a oportunidade de fortalecer nossas atividades, ampliar o acesso à cultura em nossa comunidade e fomentar o desenvolvimento de projetos que celebrem nossas tradições, artes e saberes locais”, informa a presidente da entidade, Elaine Andrade.
A presidente também destaca os benefícios da certificação. “Através desse reconhecimento, a entidade terá acesso a recursos e apoio que permitirão a expansão das atividades e desenvolver projetos ainda mais impactantes. Isso significa que a Solidariarte poderá oferecer mais oficinas, eventos culturais e atividades que celebrem os talentos locais, enriquecendo ainda mais a vida cultural em João Monlevade”, destaca.

Ponto de Cultura

Para se tornar um Ponto de Cultura, os responsáveis pela entidade devem participar do edital de divulgação da Rede de Pontos de Cultura do seu estado ou município, enviando projeto para análise da comissão de avaliação, composta por autoridades governamentais e personalidades culturais.
Conforme Elaine, o título não apenas valida os esforços da Solidariarte, mas também abre oportunidades de desenvolvimento e intercâmbio cultural. Ela destaca os parceiros, os produtores culturais, artesãos e artistas que integram a entidade. “Esse reconhecimento não seria possível sem o apoio incondicional de cada um de vocês, que acreditam em nosso propósito e se envolvem ativamente nas iniciativas promovidas pela associação. É uma vitória coletiva que nos motiva a seguir em frente, sempre buscando novas formas de enriquecer nossa cultura e promover a inclusão social”, destaca Elaine.