A Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade resgatou nesse domingo (22) três filhotes de gato ameaçados por um incêndio. As chamas ardiam no bairro Boa Vista, em João Monlevade, colocando em risco a integridade dos animais. Os brigadistas retiraram os filhotes das imediações, conduzindo-os a um local seguro e tratando-os.
Durante o último fim de semana, a Brigada Florestal Voluntária combateu incêndios nos bairros Boa Vista, Cidade Nova e Sion. João Monlevade e todo o Médio Piracicaba enfrentam a pior temporada de queimadas em muitos anos, com extensas áreas consumidas pelas chamas e a liberação de muita fumaça e fuligem. A comunidade pode contribuir com os voluntários através de doações pela chave Pix CNPJ 38.201.329/0001-93.
Na região
Tucano ferido é resgatado pela Brigada Florestal em Bela Vista de Minas
Divulgação – Brigada Florestal Voluntária de João MonlevadeA Brigada Florestal de João Monlevade resgatou nessa segunda-feira (10) um tucano araçari ferido em Bela Vista de Minas. Moradores encontraram a ave com a asa machucada e sangrando. Chamada ao local, a brigada prestou os primeiros cuidados ao pássaro, remetendo-o a um médico veterinário especializado. A comunidade pode acionar a Brigada Florestal Voluntária através dos telefones 0800-000-3407 ou pelo WhatsApp (31) 99954-4254.
As queimadas que perturbam o ser humano também causam severos danos à fauna silvestre. O governo federal elenca os principais:
- Destruição de ecossistemas: as chamas destroem florestas, matagais e campos, afetando negativamente os ecossistemas responsáveis por regular o clima, purificar a água e abrigar uma diversidade incrível de vida selvagem.
- Emissões de gases de efeito estufa: durante as queimadas, grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa são liberados na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
- Consequências para a fauna: a fauna enfrenta mortes e lesões devido às chamas, além da exposição à fumaça, prejudicando a saúde respiratória dos animais. A perda de habitat e o deslocamento forçado são igualmente preocupantes, levando a declínios populacionais e conflitos territoriais.