O Centro Educacional de João Monlevade realiza o projeto “Tarde Literária”, um marco na educação literária da escola desde 2006, envolvendo alunos dos sextos e sétimos anos em uma jornada de descobertas e criações artísticas. Em 2024, os professores optaram pelo tema “Para além das palavras: histórias e biografias de autores regionais”.

Essa escolha, segundo a professora de Língua Portuguesa, Patrícia Bueno, reflete o desejo de valorizar a literatura local e promover uma conexão mais profunda entre os alunos e suas raízes culturais. Nesse contexto, a professora, junto com sua turma, decidiu se aprofundar na vida e obra do escritor e jornalista Márcio Passos, fundador do A Notícia.
Também serão estudadas, por outras turmas, as obras dos seguintes autores regionais: Bel Araújo, Janine Prandini, Gláucia Drumond, Luzia Inês e Marília Souza Pires (já falecida). Para a escola, através de autores regionais, os alunos não apenas se aproximam da literatura, mas também se tornam agentes de mudança cultural em suas comunidades.

Encontro com Márcio

No dia 12 de setembro, aconteceu um encontro dos alunos do 6º ano com Márcio Passos no Villa de Minas, espaço cultural de propriedade de Rômulo Rás e Lidiane Quintão, no bairro Paineiras. Segundo a professora Patrícia Bueno, ao responder aos estudantes, Márcio pôde contribuir, por meio dos contextos citados pelo autor, para a compreensão de suas produções literárias. Na oportunidade, os alunos também tiveram acesso à cultura musical pela apresentação do cantor Rômulo Rás.
“Com um trabalho que explora o cotidiano e as nuances da vida na nossa região, as obras de Passos são consideradas de grande relevância para o cenário cultural. Acreditamos que seus escritos podem influenciar positivamente o gosto pela literatura”, afirmou Patrícia. Márcio é autor do livro de crônicas “Muito Antes pelo Contrário”, dos livretos Papos com Leo e Papos com Alice, escritos a partir de conversas com os netos, e do livro infantil “Mel e as Diferenças” que será lançado em breve. Ao longo do projeto, os alunos se envolverão em atividades que incluem a leitura das obras, debates sobre suas temáticas e variadas produções.

Troca de saberes

Patrícia Bueno avaliou o primeiro encontro como “muito significativo, pois possibilitou a troca de saberes, a desmistificação da figura inacessível do escritor e, principalmente, o estímulo à leitura”. A professora de Artes Djaíla Cássia também participou do encontro e o descreveu como um “momento encantador no qual os alunos puderam vivenciar um espaço poético e de troca de saberes”. Já o aluno José de Lana, do 6º ano, disse que foi emocionante: “nunca tinha conhecido um escritor tão de perto. Tive minhas dúvidas respondidas por ele.”
A expectativa é que, ao final do projeto, os alunos apresentem produções literárias e artísticas inspiradas nas obras de Márcio Passos, culminando em uma grande apresentação que reunirá a comunidade escolar. Também participaram da atividade a coordenadora pedagógica Beth Rossi, o diretor Dilson Mauro e o vice-diretor Maycon.
A culminância do projeto será no dia 9 de novembro, quando acontecerão as exposições de todos os trabalhos produzidos pelos alunos, juntamente com a participação da comunidade escolar.