O Hospital Margarida enviou nessa quinta-feira (19) uma nota ao A Notícia sobre a controvérsia da suposta falta de atendimento a uma criança na última sexta-feira (13). O caso teve ampla repercussão nas redes sociais no último fim de semana. No texto, a casa de saúde explica sua versão para o ocorrido, e afirma que tomou medidas para melhorar os atendimentos à população.

O episódio

Conforme os vídeos divulgados, o locutor Cleidson Max levou seu filho, que sentia muitas dores, ao hospital, mas ouviu que não havia um médico pediatra. No entanto, havia uma médica clínica-geral no plantão.

Ele diz que voltou com o filho para o carro, e tornou a insistir pelo atendimento. Com a negativa, Cleidson Max acionou a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência.
Enquanto isso, uma ambulância do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave), de Nova Era, chegou com uma criança ferida. Conforme o socorrista Lindiomar Reis, essa criança também não foi atendida pela médica profissional, que teria alegado não estar preparada para atender o caso. A criança foi atendida pelo cirurgião de plantão.

Segundo Cleidson Max, com a chegada da Polícia, a mesma médica então se dispôs a atender, mas seu filho já estava na ambulância do Gave, que o levou a Nova Era, onde recebeu atendimento.

Explicação

Conforme o Hospital, em decorrência do falecimento de um familiar próximo, a médica generalista responsável pelo plantão noturno não compareceu. “Ela comunicou o fato próximo ao horário de início do plantão, o que prejudicou o atendimento do pronto socorro da unidade. O atendimento foi normalizado no decorrer do período”, afirma a casa de saúde.

Ainda segundo o Margarida, durante o plantão, outras três crianças que procuraram a instituição foram atendidas.

O Hospital Margarida informou que inúmeras tentativas foram feitas para encontrar um substituto para o plantão, mas não foi possível localizar médicos disponíveis. Conforme a casa de saúde, “isso é reflexo da dificuldade que afeta não apenas a região, mas todo o país, especialmente, no campo da pediatria com experiência no atendimento infantil”.

Medidas tomadas

A casa de saúde lamenta o ocorrido, alega que foi um caso isolado e que providências estão sendo tomadas para que a situação não se repita. O episódio já foi encaminhado ao diretor técnico para uma avaliação completa das condutas adotadas, garantindo que as melhores práticas sejam seguidas.

O Hospital Margarida disse que “reforça seu compromisso com a saúde e bem-estar da população, trabalhando para melhorar continuamente seus serviços e enfrentar os desafios impostos pela escassez de profissionais especializados”, afirma.

Plantão

O Hospital Margarida reiterou que mantém em seu quadro de plantonistas, diversos profissionais: de 7h às 19h, cinco clínicos-gerais; um generalista, um cirurgião, um ortopedista, um obstetra, além de um pediatra interno para atender à sala de parto. Das 19h às 00h ficam três clínicos e os demais médicos. Das 00h às 7h, ficam dois clínicos e os outros especialistas.