Programa da “Coligação Monlevade em Primeiro Lugar”, do atual prefeito, será maior que a soma dos outros candidatos
A Justiça Eleitoral divulgou o tempo para propaganda eleitoral no rádio de cada candidatura à Prefeitura de João Monlevade. O anúncio ocorreu após reunião com representantes dos partidos, responsáveis por emissoras de rádio e candidatos, na quarta-feira (20). Também participaram o juiz eleitoral da cidade, Estêvão José Damazo; o promotor eleitoral, Gabriel Costa de Jesus; a chefe do Cartório Eleitoral, Hortência Carvalho; e as servidoras Sandra Silva e a Marcela Simeão.
A coligação “Monlevade em Primeiro Lugar”, de Dr. Laércio (PT) e Dorinha Machado (MDB), terá mais tempo que todas as outras candidaturas somadas: 5 minutos e 37 segundos. O Partido Liberal (PL), de Luiz Carlos e Isabel Mota, disporá de 2 minutos e 37 segundos, enquanto o Partido Progressistas (PP), que lança Gustavo Breguez e Carlos Cota, contará com 1 minuto e 17 segundos.
Postulando Conceição Winter e Mateus Braga, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) terá de transmitir sua mensagem em 37 segundos. O partido Novo de Zé Roberto e Ceceli não terá tempo de campanha no rádio para prefeito. Isso ocorre porque a legenda não alcançou a “cláusula de barreira”, o número mínimo de deputados federais eleitos.
A ordem definida por sorteio para o primeiro dia foi: PL, coligação “Monlevade em Primeiro Lugar”, PP e PDT. A emissora geradora dos programas será a rádio Alternativa FM, escolhida por unanimidade. A reunião também definiu os procedimentos que os partidos políticos devem seguir para enviar os seus programas à estação emissora, garantindo a sua veiculação.
Período
O período, de transmissão obrigatória por todas as emissoras, começa no dia 30 de agosto, encerrando-se a 3 de outubro. O tempo de cada candidatura é calculado de acordo com o número de partidos ou federações participantes da coligação e o número de deputados federais eleitos.