Um rompimento de uma barragem de um condomínio em Mato Grosso do Sul interditou o km 500 da BR-163 na manhã desta terça-feira, 20. Segundo a CCR MSVia, concessionária que administra a via, a pista agora está operando em sistema de “pare e siga”. O reflexo, neste momento, é de congestionamento de 4 quilômetros no sentido norte e 3 quilômetros no sentido sul
Os efeitos do rompimento sobre a estrutura do condomínio não foram divulgados até o início da tarde desta terça.
Uma das faixas de tráfego ficará interditada; entretanto, o tráfego fluirá pela outra faixa de forma alternada, tanto nos sentidos Norte quanto Sul. Além disso, de acordo com a concessionária, o bloqueio parcial deverá permanecer por, pelo menos, 24 horas. Portanto, é importante que os motoristas estejam atentos às sinalizações e considerem rotas alternativas durante esse período. Dessa forma, poderão evitar congestionamentos e garantir uma viagem mais tranquila.
A orientação é que motoristas busquem por caminhos alternativos para acessar seguir viagem. Uma opção para quem trafega pelo sentido norte é que o desvio pelo anel rodoviário Dr. Ricardo Trad, que liga Campo Grande a Rochedinho, seja feito, e que o acesso a ele possa ser realizado a partir do km 495 da BR-163/MS.”
Note que a estrutura da frase se mantém, mas o foco é deslocado para a ação de acessar o desvio.
Para quem está na pista sentido sul, há duas alternativas: a primeira é utilizar a estrada de acesso ao Bomfim (MS-244), no km 529, opção mais indicada para veículos pesados; já a segunda opção é o desvio localizado no km 511, que dá acesso à rodovia MS-445, sendo a mais viável para veículos leves.