No primeiro encontro de 2024, o Parlamento Jovem de São Gonçalo do Rio Abaixo reuniu os participantes para um bate-papo sobre como é o acesso ao Ensino Superior. Camila Altivo, pedagoga e Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), tirou dúvidas e apresentou o processo para ingresso nas universidades federais, como bolsas e auxílios que permitem o ingresso numa faculdade. E ainda deu orientação para adaptação e a permanência no estudo.
A palestra “Me formei, e agora? Reflexões sobre o mal-estar dos jovens egressos da Educação Básica”, falou sobre assuntos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas de Iniciação Científica. Também foi tratada a importância do apoio psicológico e a rede de atividades das universidades para que os jovens permaneçam no ensino superior.
São-gonçalense, Camila Altivo declarou que “a escolha do curso e da faculdade é um momento importante na vida do aluno da rede pública. É importante ter apoio da família e se planejar para estudar. É preciso ter amor, mas também escolher uma profissão que traga a realização financeira”.
Parlamento Jovem 2024
O programa de formação cidadã da juventude discute, este ano, as Melhorias no Ensino Escolar. E abre espaço para que os alunos do Ensino Médio da rede pública do município a apresentem sugestões para a Educação. O projeto é coordenado pela Escola do legislativo Isabel Rodrigues da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo e uma realização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com apoio da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Câmaras Municipais de Minas Gerais.
São Gonçalo do Rio Abaixo não é um único município do Médio Piracicaba a contar com o Parlamento Jovem. Outras Câmaras Municipais, como as de João Monlevade, Rio Piracicaba e Nova Era, também já organizaram edições do projeto.