A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo participou, nos dias 09 e 10 de março, na cidade de Poços de Caldas, do 2º Encontro de Polos de Mini-Handebol. O encontro reuniu entusiastas, professores e jovens atletas para dois dias de intensa troca de conhecimentos e práticas esportivas. De São Gonçalo, participaram servidores da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude e atletas da Associação Esportiva de São Gonçalo (Aesgra).

O evento, organizado pela Federação Mineira de Handebol (FMH) e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), teve como foco a promoção do esporte, além da capacitação de professores e técnicos que atuam na iniciação esportiva.

A presença do município foi uma capacitação para o “Fábrica de Talentos”, projeto que está em sendo implantado, para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no esporte.

Hendrigo Costa – Acom – PMSGRA

Saiba mais sobre o Mini-Handebol

As regras do mini-handebol são similares às do handebol, mas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades das crianças e das aulas. Algumas das regras do mini-handebol são:
    • No mini-handebol “Mini A”, as equipes têm 4 crianças em quadra e no “Mini B/C” têm 5 crianças.
    • Na categoria “Mini A”, as crianças podem ficar com a bola por 5 segundos antes de passar ou arremessar. Na categoria “Mini B/C”, as crianças podem ficar com a bola por 3 segundos.
    • Todos podem jogar na posição de goleiro, desde que o árbitro seja avisado.
    • É incentivado o ataque não posicionado e a marcação individual.
  • Em muitos festivais, não é usado placar ou contagem de pontos.
  • O tempo das partidas pode ser adaptado de acordo com a ocasião. 
    O mini-handebol é uma atividade de iniciação ao handebol, que tem como objetivo apresentar a prática de forma lúdica para crianças de 6 a 10 anos. O principal objetivo do mini-handebol é proporcionar experiências positivas para as crianças, sem se preocupar com treinamentos rígidos, táticas ou placares.