Com o tema Sertão, a terceira edição do Festival Mistura, confirma sucesso em Monlevade. Boa comida que remeteu aos sabores sertanejos, arte, cultura e música de qualidade foram os principais ingredientes do evento que movimentou a Praça do Povo no último fim de semana.
Conforme a presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, o Festival reuniu, nos dois dias, cerca de 20 mil pessoas que prestigiaram apresentações de quadrilha, danças típicas, grandes shows musicais, com destaques para os grupos Chama Chuva e Geraldo Azevedo, no domingo (7).
Com a proposta de destacar o milho e a mandioca – patrimônios imateriais da culinária mineira, o Mistura contou com 22 espaços de gastronomia, oferendo pratos autorais ou releituras, usando esses ingredientes. O público votou e elegeu os vencedores do ano. Ao todo, foram 25 pratos salgados, três sobremesas e quatro drinks competindo.
O primeiro lugar foi o Kafta Do Sertão Com Farofa Raiz da Barraca dos Amigos; o segundo, Combinado do Sertão, da Cida Sabores e o terceiro colocado foi o Famoso Macarrão – Avohai. A melhor sobremesa foi o Bolo de Mandioca com Recheio de Coco da Generosa Fatia e o melhor drink, Paçoquinha do Sertão do El Bandolero.
Segundo Nadja Lírio, ainda é cedo para fazer uma estimativa sobre quanto o evento movimentou a economia. No entanto, ela afirma que a maior parte dos barraqueiros esgotou o estoque antes do fim do evento. “Imaginamos que o evento movimenta diretamente muito mais do que o valor investido pelos dados que temos até agora. Indiretamente, movimenta ainda mais”, diz.
Referência
Nadja Lírio afirma que o Festival Gastronômico e Cultural Mistura, se tornou em três anos, um evento de referência na Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e das cidades do Médio Piracicaba.
“O evento atrai turismo, movimenta a economia de serviços e vendas de produtos, incluindo espaços de estética e beleza, moda, transportes alternativos, e, obviamente, gastronomia, arte, entretenimento e lazer”, afirma.
Nadja reforça que o evento conta com segurança, conforto, culinária de qualidade e promoção da gastronomia regional. Além disso, há espaços de recreação infantil, e música de qualidade. “Não é à toa que o nosso mote diz que ele é o queridinho da região. Além de tudo ele é vanguarda, sempre inovando na estética, esse ano com mapping, projeções e lasers. Mais um ano ele superou as expectativas de público e organização. Acho que o povo demonstra em sua presença maciça desde a abertura até o encerramento que o Mistura veio pra ficar”, afirma.