De olho
Prefeitos, vereadores e demais agentes públicos devem ficar atentos às regras de comunicação pública para evitar penalidades. Tem muitos por aí confundindo a página pessoal com a página do governo. A linha é muito tênue entre o lícito e a promoção pessoal do político, a partir de recursos públicos. A justiça eleitoral está de olho.
Críticos
Muita gente critica o trabalho dos vereadores e estão certos em cobrar de quem foi eleito. É democrático e necessário. Mas chama a atenção é que o que muitos estão fazendo é um apontamento de dedos, muitas vezes, sem fundamento, apenas por falar. E, no fundo, são pré-candidatos, doidos para se elegerem para sentar-se na cadeira do Legislativo.
Estrategista
Dizem que, nos bastidores, o ex-prefeito Carlos Moreira, no fundo, torce pela reeleição de Laércio. É que ele estará apto a concorrer às eleições sem nenhuma pendência na Justiça, apenas em 2027. Dessa forma, Moreira faria mais quatro anos de oposição para se cacifar contra o governo Laércio e seu sucessor em 2028. Os demais nomes neste ano, seriam apenas massa de manobra com o apoio dele. Será? Político experiente, ele tem estratégia e coragem para isso.
Candidato?
Moreira está afastado da Rádio Global, há cerca de duas semanas. O afastamento está no prazo para que comunicadores se candidatem neste ano. Em tese, ele se recupera de uma cirurgia. Mas será que ele vem como pré-candidato a prefeito? Para tanto, dizem, precisaria de uma liminar na Justiça. A questão é: vale o desgaste? Ou ele está de olho em 2028 mesmo? Vamos acompanhar os desdobramentos.
Chuva
Monlevade está há quase três meses sem chuva e a pergunta é: o que vem sendo feito para minimizar alagamentos e inundações? E as encostas e loteamentos? Estão sendo vistoriados e monitorados? Depois que a chuva chegar, não adianta chorar pela lama espalhada. O trabalho preventivo é fundamental.
Caminhão
E o caminhão auto bomba que a Prefeitura de Monlevade recebeu? Ele será repassado para o grupo de bombeiros voluntários, conforme anunciado anos atrás? Ou ele ficará com o município? É um veículo que custou mais de R$1 milhão, com recursos enviados por deputados e pelo município. E aí? Como ficará essa situação?
Limpeza urbana
Um dos gargalos da atual administração de Monlevade é a limpeza urbana. É preciso redobrar a atenção para o assunto, que é caso até de saúde pública. É preciso melhorar a coleta e conscientizar os cidadãos a respeito de como proceder. Lixo demais nas ruas prejudica Monlevade.