Apenas a ex-primeira-dama Michelle Obama venceria o ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deste ano, conforme pesquisa Ipsos encomendada pela Reuters divulgada nesta quarta (3).
Os dados apontam que ela aparece com 11 pontos de vantagem sobre o candidato republicano no levantamento. Em cenários hipotéticos que consideram candidatos democratas além de Joe Biden, a ex-primeira-dama tem 50% das intenções de voto, enquanto Trump tem 39%.
Ainda de acordo com a pesquisa, o atual presidente, Joe Biden, aparece empatado com o ex-mandatário: ambos com 40%. A vice de Biden, Kamala Harris, tem um desempenho parecido, empatada tecnicamente (dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais) com Trump: 42% contra 43%, respectivamente.
O levantamento ainda simulou cenários com governadores do Partido Democrata: nenhum deles pontuou acima de 40% e todos perdem para o ex-mandatário.
Essa é a primeira pesquisa Ipsos feita após o debate considerado “desastroso” entre Biden e Trump na CNN na última semana. O desempenho do democrata repercutiu negativamente, mas não afetou suas intenções de voto: ele aparece com 41% contra 39% de Trump.
No Brasil, o presidente Lula declarou que a decisão de Biden desistir ou continuar na disputa, depende exclusivamente dele.