O Salão Nobre do Real Esporte Clube ficou lotado na noite dessa terça-feira (18) para a formatura de 300 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em João Monlevade. Graduaram-se estudantes do Colégio Cesp, da Escola Estadual Luiz Prisco de Braga e das escolas municipais Promorar e Professora Cicinha Moura Simon, alunos do sargento Wagner Alípio Guerra. Durante a solenidade, houve apresentações artísticas, homenagens às professoras e entregas de prêmios aos discentes destacados.
Na solenidade, estiveram presentes o comandante da 17ª Companhia Independente, tenente-coronel Edivaldo Ramos Fernandes; o vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes (Avante); a secretária de Educação, Alda Fernandes; o delegado Lucas Pena Forte; os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep), Saulo Amaral e Creusa Gomes; o vereador Gustavo Maciel (Republicanos); e a representante do Real Esporte Clube, Renata Vasconcelos.
Os vencedores do concurso de redação receberam bicicletas como prêmio. O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com escolas, famílias e comunidade, para ensinar desde cedo as crianças a se manterem longe das drogas e da violência. Surgido em 1982 nos Estados Unidos, o programa chegou a João Monlevade em 2004. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, Arcelor Mittal, Sicoob Credimepi, Enscon, Clube do Cavalo, Dibisa e do Real Esporte Clube.
O que é Proerd?
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) constitui uma forma de atuação da PMMS direcionada à prevenção ao uso/abuso de drogas e a práticas violentas dentro e fora do ambiente escolar. A presença de policiais militares nas escolas cria uma possibilidade de redução de outros locais afetos à segurança pública, em decorrência da excelente oportunidade proporcionada àqueles profissionais da segurança de interagirem com membros das escolas, familiares de alunos, dentre outros, e assim melhor conhecer a problemática da comunidade e possíveis soluções, aproximando a Polícia Militar da família e da escola dentro da comunidade.
Fonte:gov.br