Graves queimadas em áreas de vegetação perturbaram os moradores de João Monlevade nesse fim de semana. A primeira ocorreu no início da tarde do sábado (15), consumindo parte da área no entorno do parque do Areão, área central da cidade.
Os bombeiros militares e a Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade conseguiram debelar as labaredas. O local está sendo revitalizado pela Prefeitura e recebeu melhorias recentes. As causas do incêndio estão sendo investigadas, inclusive, com imagens de segurança no local.
No fim da tarde do domingo (16), outro grande incêndio queimou uma vasta área no bairro Rosário, também na região central da cidade, iluminando a noite que caía. A Brigada Florestal Voluntária esteve no local e combateu o fogo. As chamas chegaram próximo às residências e assustaram moradores. A fumaça e o mau odor permearam várias regiões de João Monlevade.
Os meses de outono e de inverno, onde há pouca chuva, favorecem a ocorrência de queimadas em matagais e áreas de vegetação seca. A prática de atear fogo em lotes e pastagens é crime e pode levar o autor para a prisão.
A Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade pode ser acionada pelo telefone 0800 000 3704, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar de João Monlevade está disponível pelos telefones (31) 3193-0853 e pelo 193.