João Monlevade aderiu ao projeto “Redesim + Livre”, iniciativa que visa simplificar e agilizar a abertura e a legalização de empresas no município. Lançado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae Minas, a proposta fortalece o ambiente de negócios local. “Com isso, João Monlevade se une a outros 13 municípios mineiros que já integram a nova plataforma, que é gratuita para as prefeituras, desde que cumpram certos requisitos”, informa a administração.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Thiago Henrique dos Santos, destacou  a iniciativa.  Ele afirma que a integração ao Redesim + Livre é um exemplo de como a inovação pode transformar a administração pública e  beneficiar diretamente os empreendedores. Além disso, facilitar a formalização de negócios. “A agilidade e a eficiência que o projeto traz vão beneficiar diretamente nossos empreendedores, facilitando a formalização de negócios e contribuindo para o crescimento sustentável de João Monlevade”, frisou.

Benefícios

Conforme a administração municipal, as funcionalidades da plataforma incluem:  resposta de viabilidade locacional automática, emissão imediata de inscrição municipal, dispensa automática para empreendimentos de baixo risco e MEI, além de emissão automática de alvarás e outras permissões para empreendimentos de médio e alto risco, incluindo licenças dos bombeiros.

Outra vantagem é que o processo de baixa de empresas será simplificado. Ademais, a gestão de pareceres e documentos será eficiente com envio automático das informações para o sistema municipal de gestão.

O prefeito Laércio Ribeiro (PT) celebrou a adesão. Para ele, trata-se de um marco para modernizar processos e criar um ambiente mais favorável para empreendedores. Dessa forma, impulsionando o desenvolvimento econômico local. “É um grande passo rumo a uma gestão mais eficiente e inovadora”, pontuou. O vice-prefeito Fabrício Lopes destacou a importância do projeto para fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos, posicionando o município como atrativo para novos investimentos. “Simplificar a abertura de empresas é essencial para fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos”, endossou.

A adesão de João Monlevade ao Redesim + Livre está alinhada ao programa Minas Livre Para Crescer, lançado em dezembro de 2019. “A implementação em Monlevade reforça o compromisso do município com a segurança jurídica e a melhoria contínua do ambiente de negócios. Isso atrai novos investimentos e alinha-se aos objetivos estaduais de tornar Minas um polo de liberdade econômica e prosperidade empresarial”, afirma o governo municipal.

Mais informações

Por fim, para mais informações,  sanar dúvidas e questionamentos, os empreendedores podem procurar a Sala do Empreendedor, na Rua Floresta, 100 – São Jorge, ou entrar em contato pelo telefone (31) 3851-1456.