Engenheiro, gestor público e articulador regional, Eduardo deixa a esposa, Aparecida Pena, as filhas Julia e Ana Beatriz e muitos amigos

Morreu na noite deste sábado (29) Eduardo José Quaresma, engenheiro e gestor público que construiu uma trajetória marcada pela engenharia, pelo planejamento, pela administração pública e pela articulação regional. Ele tinha uma longa ligação com o Médio Piracicaba e exercia atualmente o cargo de secretário municipal de Planejamento de São Gonçalo do Rio Abaixo, na administração do prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho.

Eduardo era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Também se graduou em Direito pela Funcec Doctum e fez especialização em Planejamento Municipal. Ao longo de décadas de carreira, acumulou experiência em diferentes áreas da engenharia e da gestão pública.

Entre 1988 e 2012, atuou como engenheiro credenciado da Caixa Econômica Federal, trabalhando com avaliação de imóveis, análise de projetos, acompanhamento de obras e perícias. Também exerceu a função de engenheiro perito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), participando de inspeções, auditorias e da elaboração de pareceres técnicos relacionados a obras e serviços de engenharia.

Uma vida dedicada à região

Uma das principais etapas de sua trajetória profissional foi na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), onde exerceu por muitos anos a função de secretário executivo.

Na entidade, Eduardo esteve diretamente envolvido na articulação de projetos e ações de interesse dos municípios. Acompanhou discussões sobre infraestrutura, planejamento, captação de recursos e temas estratégicos para a região, incluindo questões relacionadas à BR-381.

Sua experiência e conhecimento fizeram dele uma figura conhecida entre prefeitos, gestores públicos, engenheiros e servidores municipais. Eduardo também participou de iniciativas que buscavam aproximar os municípios, como a primeira Copa Amepi de Futebol Sub-15.

Além da atuação profissional, deixou na Amepi uma rede de amizades construída ao longo dos anos.

 São Gonçalo do Rio Abaixo

A relação de Eduardo com São Gonçalo do Rio Abaixo ganhou ainda mais força a partir de 2021, quando, no início da gestão do prefeito Nozinho, assumiu a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Posteriormente, passou a comandar a Secretaria de Planejamento, função que exercia atualmente. Na pasta, participou da elaboração e do acompanhamento do orçamento municipal e de audiências públicas voltadas à apresentação dos resultados fiscais e das metas da administração.

Mesmo ocupando funções públicas, Eduardo manteve sua atuação junto às entidades representativas da engenharia. No **Crea-MG**, foi conselheiro titular da Câmara Especializada de Engenharia Civil, representando a Associação dos Engenheiros de João Monlevade. Também participou de grupos de trabalho relacionados a cidades inteligentes e sustentáveis e à erradicação de lixões.

O homem por trás dos cargos

Quem conviveu com Eduardo, entretanto, certamente guardará lembranças que vão muito além dos cargos que ocupou e dos projetos dos quais participou.

Um homem de fé, católico, de conversa fácil e sorriso espontâneo. Construiu muitos vínculos ao longo da vida e deixa uma extensa relação de amigos em João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo e em diversos municípios do Médio Piracicaba.

Atleticano apaixonado, também tinha no futebol uma de suas paixões. Entre reuniões, projetos e responsabilidades profissionais, encontrava espaço para a convivência, as brincadeiras e as boas conversas com os amigos.

Eduardo deixa a espesposa Aparecida Pena, e as filhas Júlia e Ana Beatriz, além de familiares e muitos amigos.

Sua morte representa uma perda para a família, para os amigos e para o serviço público regional. O Médio Piracicaba perde um profissional que dedicou décadas de sua vida ao planejamento, à engenharia e à construção de soluções para os municípios.

Ficam os projetos, os conhecimentos compartilhados e a contribuição para a região. Mas ficam também os sorrisos, as histórias e a lembrança de um homem que fez da amizade e da convivência uma parte importante de sua caminhada.

Eduardo José Quaresma deixa uma história profissional construída em décadas de trabalho e uma história pessoal marcada pelos amigos, pela família e pela fé.

Até o fechamento desta matéria, não haviam sido divulgadas oficialmente informações sobre horário e local do velório e do sepultamento.