Os moradores de João Monlevade e das cidades da região do Médio Piracicaba terão uma semana de contrastes no clima. A previsão indica predomínio de tempo firme, sol e temperaturas agradáveis entre segunda-feira (3) e quinta-feira (6). Já no fim da semana, a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e pode provocar pancadas de chuva isoladas, especialmente entre sexta-feira (7) e domingo (9).
Nesta segunda-feira, o dia será de céu aberto e sem previsão de chuva. Os termômetros devem variar entre 10°C e 27°C, com manhã de frio moderado e tarde quente para os padrões do inverno. Na terça-feira (4), as condições permanecem semelhantes, com mínima de 12°C e máxima de 25°C, embora a nebulosidade aumente ao longo do dia.
Na quarta (5) e quinta-feira (6), o tempo continua estável, com predomínio de sol e temperaturas elevadas durante a tarde, podendo atingir 30°C na quarta-feira. As madrugadas seguem frias, mantendo a característica típica do inverno na região Central de Minas Gerais.
Mudança no tempo no fim da semana
A partir de sexta-feira (7), uma mudança nas condições atmosféricas deve favorecer o aumento da nebulosidade. Embora o volume de chuva previsto ainda seja baixo, há possibilidade de pancadas isoladas entre o fim de semana, especialmente no domingo (9), quando os modelos meteorológicos indicam maior chance de precipitação.
O cenário também deve ser semelhante em municípios vizinhos, como São Gonçalo do Rio Abaixo, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era e Itabira, onde o tempo seco predomina na maior parte da semana antes da chegada da instabilidade.
Baixa umidade exige cuidados
Mesmo com a possibilidade de chuva no fim da semana, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa durante as tardes nos próximos dias. A orientação é reforçar a hidratação, evitar queimadas e proteger crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, mais suscetíveis aos efeitos do tempo seco.


