A ArcelorMittal Brasil garante que a expansão da unidade de João Monlevade, que irá dobrar a capacidade produtiva da planta, segue em execução. A resposta é fruto de questionamento do jornal A Notícia, diante de boatos que circularam nas redes sociais, de que as obras poderiam parar. Isso, em virtude do anúncio do encerramento das atividades da Gerdau, em Barão de Cocais, nesta semana.

A siderúrgica, através de sua assessoria de imprensa em Belo Horizonte, afirma que os trabalhos seguem com mais de 1.000 trabalhadores na unidade. “Atualmente, trabalham mais de 1.170 pessoas no projeto e, no pico da obra, a expectativa é de que sejam cerca de 5 mil”, afirma a empresa em nota. “O ritmo das obras, como em todo grande investimento industrial, acompanha o cenário macroeconômico e do setor siderúrgico no país, incluindo as movimentações do mercado, que apresentam flutuações habituais”, informa.

Duplicação

A ampliação, conforme a empresa, contempla a instalação de uma nova planta de sinterização, um novo alto-forno e a duplicação da produção da aciaria. A ArcelorMittal reforçou que as intervenções vão permitir o aumento da produção para 2,2 milhões de toneladas/ano de aço bruto. A obra é esperada desde 2008.