A atual Rodoviária de João Monlevade está passando por um processo gradual de desativação. A medida, confirmada pela Prefeitura, ocorre em função das obras de reestruturação do imóvel, que deixará de funcionar como terminal de passageiros para abrigar uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar e a sede da Defesa Civil Municipal, além do SAMU.
Conforme a Prefeitura, com o avanço das intervenções, as empresas de transporte estão remanejando seus guichês e alterando os locais de embarque e desembarque. Entre os pontos que passam a ser utilizados durante o período de transição estão o Posto Graal (que fica ao lado do antigo terminal, às margens da BR-381) e o novo Ponto de Embarque e Desembarque criado pelo município.
A mudança ganhou repercussão após passageiros da empresa Gontijo relatarem dificuldades ao descobrirem que os embarques para Belo Horizonte já não estavam sendo realizados na rodoviária. Segundo informações do Portal Expresso Monlevade, muitos usuários chegaram ao terminal no horário habitual e foram informados de que deveriam seguir até o Graal para embarcar, o que pegou diversos passageiros de surpresa e provocou transtornos. Até o momento, não há confirmação sobre a permanência do serviço na unidade do Graal.
Apesar de a desativação da estrutura já ser conhecida, usuários questionaram a falta de uma divulgação antecipada e de forma mais ampla sobre a transferência de algumas linhas para outros pontos da cidade.
Mudanças serão gradativas, diz Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que as alterações estão sendo implementadas de forma gradual. Além disso, afirmou que a administração municipal acompanha todo o processo para garantir a continuidade dos serviços e a segurança dos usuários durante a execução das obras.
O município ressaltou que as linhas de ônibus intermunicipais que passam pela região central continuam operando normalmente e informou que não há cobrança de taxa de embarque no novo Ponto de Embarque e Desembarque. A administração municipal também orienta os passageiros a verificarem diretamente com as empresas responsáveis as informações sobre horários, venda de passagens, itinerários e locais de embarque, uma vez que os pontos podem variar conforme a linha e a empresa operadora.
Mudanças
O projeto de reestruturação do antigo terminal foi anunciado pela Prefeitura para oferecer mais agilidade e reunir no mesmo espaço os serviços de urgência em um ponto estratégico da cidade. A decisão de readequar a rodoviária em um espaço mais modesto é em virtude da baixa movimentação de passageiros, atendimento a poucas linhas e prejuízos. O prédio, que era administrado pela iniciativa privada foi devolvido ao município, que decidiu unificar os serviços de urgência e emergência, economizando aluguéis de cerca de R$11 mil por mês em vários imóveis.



