Cerca de 90 crianças, com idades entre 3 e 5 anos, representando os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas particulares de João Monlevade, participaram de um dia especial na sede da Prefeitura de João Monlevade. O evento pautou a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância.
Nesse dia, o prefeito Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) receberam os pequenos cidadãos para o primeiro contato que inicia os processos de escuta qualificada. Para tanto, acompanharam a visita diretores, professores, a secretária municipal de Educação, Alda Fernandes, o chefe de Gabinete, Gilberto Vicente Barcelos, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wellington Caetano da Silva.
Pedidos
O prefeito e o vice-prefeito ouviram atentamente as reivindicações dos pequenos. Entre os pedidos estavam a construção e manutenção de parquinhos, melhorias no calçamento próximo de suas casas e a cobertura de espaços para brincadeiras.
Após conhecerem e conversarem brevemente com o prefeito e vice, as crianças conheceram as secretarias da Prefeitura. A visita terminou com brincadeiras de roda, momento de descontração e interação entre os pequenos e os gestores municipais.
Conforme a admnistração, esse é o primeiro momento que inicia as escutas nos Cemeis e escolas. “É fundamental que nossas ações e políticas públicas considerem a perspectiva das crianças. Elas são o futuro da nossa cidade e suas vozes precisam ser ouvidas e respeitadas. É essencial que criemos um ambiente que acolha e valorize as contribuições dos pequenos cidadãos, promovendo uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades de todos”, frisou o vice Fabrício Lopes.
Por sua vez, o prefeito Laércio Ribeiro ressaltou a importância do Plano pela Primeira Infância. “Essa iniciativa induz a um novo olhar para as crianças, reconhecendo sua diversidade, territorialidade e cultura. O documento reforça o compromisso da administração municipal com a construção de um futuro melhor para as crianças de João Monlevade, garantindo que suas necessidades e desejos sejam considerados no desenvolvimento de políticas públicas. Uma cidade boa para as crianças é boa para todas as pessoas”, pontuou.
Fóruns
Conforme a gestão municipal, durante toda a semana houve fóruns de discussões para colaborar na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Contudo, cerca de 200 pessoas participaram da ação. Inclusive, os pais ou responsáveis pelas crianças, educadores e monitores de todas os Cemeis e escolas municipais que recebem as crianças.
Sobre o Plano
O governo municipal informa que, dessa forma, o Plano Municipal pela Primeira Infância de João Monlevade é uma iniciativa estratégica e abrangente. A proposta busca garantir o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, respeitando suas necessidades, direitos e potencialidades. O documento prevê ações para os próximos dez anos. “Ele é fruto de um esforço colaborativo entre a administração municipal, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, famílias e as próprias crianças”, informa a gestão municipal.
Conforme o governo municipal, ao garantir que os direitos das crianças sejam prioritários nas políticas públicas, o plano também busca reduzir as desigualdades sociais e econômicas desde a primeira infância. Além disso, “melhorar os indicadores de saúde e educação infantil, fortalecer os laços comunitários e familiares e desenvolver uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades de todos os seus cidadãos”.