Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar na tarde dessa terça-feira (3), suspeito de cometer um roubo em um estabelecimento comercial no bairro Cruzeiro Celeste, em João Monlevade. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu nas proximidades da rotatória da avenida Armando Fajardo. Conforme o relato das vítimas, um homem entrou no comércio portando um martelo, fez ameaças e roubou dinheiro do caixa da loja. Após o crime, ele fugiu utilizando um mototáxi.

Durante as diligências, os militares conseguiram localizar o mototaxista, que confirmou as características do suspeito e informou o local onde havia deixado o passageiro. Com base nas informações coletadas, os policiais iniciaram rastreamento e encontraram o homem em uma praça pública. Segundo a Polícia Militar, no momento da abordagem o suspeito apresentou comportamento resistente e instável, oferecendo risco à própria integridade, a terceiros e aos militares.

Foi necessário o uso de algemas e técnicas de contenção, conforme prevê a legislação e o treinamento dos policiais para ocorrências desse tipo. Com o suspeito, os policiais apreenderam o martelo utilizado no crime e recuperaram o dinheiro levado do estabelecimento. O homem foi encaminhado para atendimento médico e, posteriormente, conduzido para as providências de polícia judiciária.

O que diz a lei?

O crime de roubo está tipificado no artigo 157 do Código Penal brasileiro (lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940), sendo descrito como “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”. A pena prevista é de reclusão, entre quatro e dez anos, além do pagamento de multa. A existência de concurso de duas ou pais pessoas para o cometimento do crime é considerado uma condição agravante, que aumenta a pena entre um terço e a metade.