O ex-prefeito de Itabira Ronaldo Lage Magalhães (União) anunciou em coletiva à imprensa, na quarta-feira (8), que desistiu de concorrer às eleições deste ano. No evento, ele manifestou apoio à pré-candidatura do vereador Neidson Freitas (MDB). Ex-prefeito por dois mandatos, especula-se que a desistência é em virtude dos resultados de pesquisas do seu grupo partidário. Ronaldo já havia defendido uma frente ampla de oposição e, nos bastidores, cogita-se que a vereadora Rose Félix (PSD) e o ex-deputado Bernardo Mucida (PSB) podem se unir em prol da candidatura de Neidson Freitas. (com informações defatoonline).

Sobre Ronaldo Lages Magalhães

Ronaldo Lage Magalhães (Santa Maria de Itabira27 de maio de 1951) é um político brasileiro do estado de Minas Gerais filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Ronaldo Magalhães é graduado em matemática pela PUC Minas. Foi vereador e prefeito em Itabira. Foi deputado estadual em Minas Gerais na 16a. Legislatura, ocupando vaga aberta pelo afastamento de Dilzon Melo[1]

Itabira

Itabira é um município brasileiro no interior do estado de Minas GeraisRegião Sudeste do país. Localiza-se no Quadrilátero Ferrífero, a leste da capital do estado, distando desta cerca de 110 km. Ocupa uma área de 1 253,704 km², sendo que 31,82 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi recenseada em 2022 em 113 343 habitantes.

A região começou a ser desbravada no final do século XVII, porém foi somente no decorrer do século XVIII que ocorreu um povoamento do lugar, após a descoberta de ouro nas montanhas itabiranas. Entre o final do século XVIII e começo do século XIX, a mineração do ouro entrou em declínio, mas ao mesmo tempo a exploração do ferro começava a ganhar impulso, surgindo então as primeiras forjas. Ao longo do século XX várias empresas vêm para Itabira atraídas pelas reservas ferríferas e, em 1942, é criada a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) por Getúlio Vargas (atual Vale S.A.), dando início à exploração do minério de ferro em grande escala e a um novo período de desenvolvimento social, econômico e estrutural em Itabira.

Além de se relevar no setor de exploração mineral, Itabira também se destaca por ser terra natal de Carlos Drummond de Andrade, contista, cronista e poeta modernista que se inspirou em sua cidade-natal para algumas de suas obras. Também há uma série de atrativos naturais, tais como a Mata do Limoeiro, a Pedra da Igreja, a Serra do Bicudo e a Serra dos Alves, além das cachoeiras dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do Meio.