A comunidade do bairro Lucília, em João Monlevade, realiza entre esta sexta-feira (10) e a segunda-feira (13) a tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima. Nesta sexta, o Terço e Ofício com a Congregação Mariana acontece às 18 horas. Nos demais dias, o Terço começa às 19h15. Em todos os dias, será oficiada a Missa ou celebração, sempre às 19 horas. No último dia, após a Missa, sai a procissão pelas ruas da comunidade. A igreja fica na rua Joaquim Pinto, 250, Lucília. Mais informações podem ser obtidas junto à paróquia Nossa Senhora da Conceição, pelo telefone (31) 3851-1454.
A paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tanque, prossegue com a sua tradicional Festa em honra a sua padroeira. Na sexta-feira, sábado e na segunda-feira, a Missa é celebrada às 19h30, e no domingo, às 19 horas. Neste sábado, a partir das 7 horas, acontece a recitação das Mil Ave-Marias.
Já no domingo, às 14 horas, a praça em frente à matriz recebe o Show de Prêmios, com cartelas a R$15,00. Os participantes concorrem a uma fritadeira elétrica sem óleo, um televisor 32”, uma lavadora “tanquinho”, um forno de microondas e R$500,00. A matriz Nossa Senhora de Fátima fica na rua Padre Hildebrando de Freitas, 286, Vila Tanque. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 99742-8656
A devoção a Nossa Senhora de Fátima começou em 1917, quando a Santíssima Virgem Maria apareceu aos Três Pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, na Cova da Iria, região central de Portugal. Em cinco ocasiões distintas, Ela fez uma série de advertências sobre o risco de as almas se perderem no Inferno, alertou sobre a propagação dos “erros da Rússia” (as aparições ocorreram em meio à Primeira Guerra Mundial, e entre as revoluções de Fevereiro e de Outubro na Rússia, que levariam ao comunismo e ao genocídio no país), e recomendou a oração diária do Rosário pelas famílias cristãs. Em sua última aparição, em 13 de outubro de 1917, milhares de pessoas viram o sol “dançar” nos céus, naquele é que conhecido como o Milagre do Sol.