O Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra) desenvolve um trabalho de prevenção e combate aos comportamentos hostis e violentos e ao bullying no ambiente escolar. Conforme a psicóloga Tamiris Barcelos da Costa, que propôs o projeto, o objetivo das atividades é informar os alunos sobre o que é o bullying.
Ela apresentará a eles o quão nocivo é essa prática, não só no ambiente escolar, mas, também no futuro das pessoas envolvidas. Ela reforça que toda a sociedade precisa discutir o tema, incluindo a comunidade escolar, famílias, autoridades, para identificar a prática, preveni-la e combatê-la.
Na última semana, a orientadora educacional Soraya Pereira e a psicóloga iniciaram um ciclo de conversas com todas as turmas da escola. Elas querem orientá-los e capacitá-los para que consigam identificar essas situações no ambiente escolar e denunciá-las. Soraya esclareceu que o bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, adotados por um ou mais alunos contra outros colegas para ferir o outro.
A mobilização física do projeto ficou por conta de cartazes em pontos coletivos da escola, com urnas para dúvidas, denúncias e desabafos com destaque para os slogans “Bullying não é brincadeira” e “Diga não ao bullying“. O colégio promoverá ações ao longo de todo ano escolar como forma de conscientização sobre a temática, e ao final do ciclo de formação com os alunos, distribuirá certificados para formar uma corrente de proteção entre eles.