Um espaço de diálogo e construção coletiva em prol do futuro de João Monlevade. É com esse objetivo que será promovido nesta quarta-feira, dia 21 de maio, das 8h30 às 18h, o Fórum de Sustentabilidade, no auditório da Ufop, dentro da programação do Viva Monlevade.

Com o tema “Viva a mudança, construa o futuro!”, o evento vai reunir especialistas que estão vindo de outros estados especialmente para o Fórum, além de lideranças locais e a comunidade para discutir ações sustentáveis para o desenvolvimento da cidade. O foco é a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio entre crescimento e responsabilidade econômica, social e ambiental.

A Acimon – realizadora do evento – e entidades apoiadoras convidam a população a participar e contribuir com ideias que podem transformar o presente e o futuro de Monlevade. Para isso basta faz inscrição pelo link:

(https://www.sympla.com.br/evento__2913852)

Programação

O Fórum começa com credenciamento, seguido de café mineiro de boas-vindas e cerimônia de abertura. Logo após, Leonora Mol, diretora da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, ministrará palestra sobre “Desenvolvimento Local e Bancos Comunitários”. Leonora colaborou diretamente com o fomento de 37 bancos comunitários.

Entre 10h30 e 11h30, será a vez de Carolina Magalhães, presidente do Instituto de Desenvolvimento Amazônia Sustentável (Ideassu) e coordenadora do Projeto Movimento Moeda Verde (Igarapé-Açu/Pará). Ela falará sobre Moeda Social e Educação Ambiental: Experiências Movimento Moeda Verde.

Na parte da tarde, às 12h30, será apresentado o documentário “Solidariarte: A Arte que Transforma”. Logo após, terá o painel “Gestão de Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana: Desafios e Planos para João Monlevade”, com Thiago Henrique dos Santos, especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimentos Sustentável, e Eduardo Bastos, representando a Prefeitura.

Outro painel vem na sequência, o “Reciclagem, Trabalho e Sustentabilidade: Experiência da Atlimarjon”, com a participação de Valdete Firmino Roza, representante da associação de trabalhadores de materiais recicláveis; e as professoras da Ufop, Anliy Natsuyo Nashimoto Sargeant e Cinthia Versiani Scott Varella.

“Crédito de Carbono e Impactos Socioeconômicos” é o tema da palestra que vai ocorrer entre 15h30 e 16h30 e será ministrada por Laion Pazian, gerente executivo comercial na Ambipar, com experiência no mercado de carbono.

Em seguida, ocorrerá mais um painel, desta vez, o “Interação Sebrae: Realidades e Experiências para o Desenvolvimento Sustentável”, quando haverá uma interação entre os Sebraes de Minas e do Pará. Os participantes serão: Pierre Santos Vilela, engenheiro e especialista em Solos e Meios Ambiente – consultor do Sebrae/MG; Gisele Freitas, gerente do Sebrae Região Guamá/PA; e Agmar Abdon Campos, analista técnico Sebrae/MG. Na oportunidade, a representante do Pará vai apresentar resultados efetivos de suas experiências voltadas a sustentabilidade em termos econômicos, sociais e ambientais.

O Fórum termina com a elaboração de um compromisso coletivo.