A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã dessa quinta-feira (15) um carregamento de cigarros contrabandeados no trecho de Rio Casca da BR-262. Os policiais desconfiaram de um Renault Sandero branco, com placas de Cariacica (ES), que passava pelo quilômetro 121 da rodovia, e que tinha um pano preto cobrindo o banco traseiro. Logo, os agentes deram ordem de parada ao motorista, de 42 anos.
Conforme os agentes, quando os policiais removeram o pano preto, descobriram uma carga com várias caixas de cigarros da marca Gift. Ao ser questionado, o condutor do Renault Sandero afirmou haver adquirido o carregamento em um estacionamento no centro de Belo Horizonte, informando que o levaria para Cariacica para revendê-los. A carga era formada por 19 caixas, cada uma com 500 maços, o que totaliza 9,5 mil cartelas.
O motorista do Sandero não apresentou nenhuma nota fiscal ou comprovação de passagem por alfândega. Isso configura o crime de contrabando, também conhecido como descaminho, previsto no artigo 334A do Código Penal brasileiro (lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940), com pena de dois a cinco anos de reclusão.
Diante dos fatos, o motorista foi preso e os cigarros e o Renault Sandero foram apreendidos, sendo todos encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Rio Casca para as providências legais.